Turismo

Museu de londres devolve artefatos saqueados para seu país de origem, Nigéria

Após pressão política, o museu de Londres, Horniman, vai devolver 72 itens, que foram saqueados a muito tempo atrás no século 19, para seu país de origem, a Nigéria

08 Ago 2022 - 20h36 | Atualizado em 08 Ago 2022 - 20h36
Museu de londres devolve artefatos saqueados para seu país de origem, Nigéria Lorena Bueri

O museu Horniman, em Forest Hill, Londres na Inglaterra, anunciou que 72 objetos serão devolvidos à Nigéria. Os artefatos teriam sido saqueados no século 19 durante o reinado de Benin.

Entre os itens que serão devolvidos ao governo Nigeriano, estão, uma chave do palácio do rei, 12 placas de bronze, conhecidas como Bronzes do Benin e um galo de bronze.


Placa de Benin

Placa de Benin. Reprodução: Wikípedia


Após um pedido da Comissão Nacional de Museus e Monumentos da Nigéria (NCMM), feito em janeiro deste ano, essa decisão foi tomada.

 

Para tomar a decisão, o museu no sudeste de Londres disse que consultou várias pessoas, membros da comunidade, visitantes, crianças na idade escolar, profissionais da área de patrimônio,acadêmicos e artistas baseados no Reino Unido e na Nigéria.

 

O museu disse “ Todas as suas visões sobre o futuro dos objetos do Benin foram consideradas, juntamente com a proveniência dos objetos”.

 

De acordo com a presidente do museu era ‘moral e apropriado’ devolvê-los. Além disso, com o passar dos anos, a pressão política para que os museus europeus devolvessem os itens saqueados às suas terras natais , aumentaram cada vez mais.

 

Eve Salomon, presidente do museu disse “"É muito claro que esses objetos foram adquiridos à força, e a consulta externa reforçou nossa opinião de que é moral e apropriado devolver sua propriedade à Nigéria".

 

Os itens citados da coleção do Horniman, são somente alguns dos artefatos que estão sendo devolvidos à Nigéria nos últimos meses por países ocidentais. No último mês, a Universidade de Aberdeen, na Escócia, e o Jesus College em Cambridge, na Inglaterra, devolveram uma escultura de um galo e outra da cabeça de um rei (obá). Ademais, as autoridades alemãs devolveram mais de 1100 itens ao país.

 

Esculturas com valores inestimáveis serão armazenadas no Museu Nacional do Benin logo que for ampliado, e as demais serão guardadas no Museu de Lagos.

 

Foto destaque: Museu Horniman. Reprodução: Yahoo notícias

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo