Notícias

Museu alemão terá de devolver fóssil de dinossauro levado ilegalmente do Brasil

Decisão ocorre após reunião de autoridades do Ministério da Ciência, Pesquisa e Artes da Alemanha; para cientistas, o fóssil Ubirajara jubatus retirado ilegalmente do Ceará na década de 1990

20 Jul 2022 - 18h10 | Atualizado em 20 Jul 2022 - 18h10
Museu alemão terá de devolver fóssil de dinossauro levado ilegalmente do Brasil Lorena Bueri

Fóssil do dinossauro Ubirajara jubatus, será repatriado da Alemanha ao Brasil. A decisão foi tomada após uma reunião feita na última terça-feira (19), por autoridades do gabinete do Ministério da Ciência, Pesquisa e Artes alemão. O fóssil foi descoberto na Bacia do Araripe, localizado no Sul do Ceará.

Em 2020, pesquisadores alegaram que o fóssil não foi exportado legalmente e solicitou repatriação para o Brasil. A solicitação surgiu após a publicação de um artigo na revista Cretaceous Research.

De acordo com análise feita no fóssil, o dinossauro viveu entre 110 e 115 milhões de anos. Atualmente ele se encontra no museu de História Natural de Karlsruhe, na Alemanha.

Entenda o caso

Em 2021, após revisitar o caso, um movimento foi criado nas redes sociais, e ele ficou conhecido como # UbirajaraBelongsToBR (Ubirajara pertence ao Brasil, na tradução livre). Segundo a Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP), o fóssil teria sido levado para à Alemanha na década de 1990.

A SBP, informou que o Museu de História Natural da Alemanha havia se mostrado disposto a comentar sobre o caso, mas posteriormente se recusaram alegando que não havia base legal para a devolução.


Campanha para repatriação (Vídeo: Reprodução/Youtube)


Em nota o museu afirmou que o fóssil era propriedade alemã, já que haviam adquirido o achado antes da entrada em vigor da Convenção da Unesco (2017).

O museu ainda disse que o fóssil foi obtido através de um negociante privado em 2009, e que ele é responsável pela importação legal. Por isso, eles confiaram nas declarações do negociante e não fizeram averiguações.

Últimas informações sobre o fóssil

E depois de pesquisas e investigações sobre a procedência do fóssil, Theresia Bauer, ministra da Ciência alemã, informou na terça-feira (19), que o Ubirajara deveria voltar ao seu lugar de origem.

A ministra alemã, informou que o Museu Nacional do Rio de Janeiro deve intermediar o abrigo do dinossauro. 

 

Foto destaque: Ilustração mostra como seria o dinossauro Ubirajara jubatus. Reprodução/Paleocreations/CNN.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo