Saúde

Mulheres grávidas podem praticar exercícios físicos? Dicas para a saúde das gestantes

Os exercícios físicos trazem diversos benefícios para a nossa saúde, no entanto, existem dúvidas sobre a sua prática por mulheres grávidas

03 Nov 2022 - 21h48 | Atualizado em 03 Nov 2022 - 21h48
Mulheres grávidas podem praticar exercícios físicos? Dicas para a saúde das gestantes Lorena Bueri

Os cuidados com a saúde de mulheres grávidas devem ser maiores para garantir a segurança tanto da mãe, quanto do bebê, para isso são usadas diversas técnicas e cuidados, dentre eles a atividade física faz parte desses cuidados, no entanto, a prática de exercícios por gestantes gera uma série de dúvidas.

A depender das condições da gravidez, podem ser necessários alguns cuidados especiais com a mãe durante a prática de exercícios, por isso, em todo tipo de atividade física é fundamental contar com o apoio de um profissional para instruir da melhor maneira.

Por exemplo, quando se pratica agachamentos é necessário considerar também o peso do bebê, pois ele será somado ao da mãe, o que gera uma carga a mais e que pode prejudicar as articulações da mulher e aumentar o risco de descolamento da placenta.

Outro exemplo de como exercícios físicos feitos de forma errada podem prejudicar a saúde da gestante é em relação às atividades aeróbicas, que aumentam a frequência cardíaca, o que afeta o cordão umbilical e pode prejudicar o feto.

O indicado é que os batimentos cardíacos da gestante se mantenham abaixo de 120 batimentos por minuto, caso exceda isso constantemente a pressão abdominal pode ser alterada.


Mulheres gravidas podem praticar exercícios físicos com os devidos cuidados (Foto: Reprodução/ Bebê Mamãe)


Quais exercícios são indicados para gestantes?

Os exercícios que podem ser praticados por gestantes variam caso a caso, mas geralmente são indicados exercícios que fortalecam o abdômen e a pelve para amenizar o peso na gestação, também são comumente indicados alongamentos, ioga e pilates.

Ao contrário do que muitos pensam, até mesmo alguns exercícios de musculação podem ser feitos por gestantes, a depender do estado e necessidade.

Mesmo sendo exercícios mais leves e especialmente pensados para gestantes, é importante contar com o acompanhamento de um profissional para adaptar os treinos de acordo com as necessidades de cada mãe.  

 

Foto Destaque: Mulher grávida praticando exercícios (Foto: Reprodução/ FetalMed)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo