Notícias

Mudanças nos hábitos alimentares dos brasileiros causadas pela inflação

Devido o aumento dos produtos e consequentemente das refeições, os brasileiros tem optado por lanchar ao invés de realizar uma refeição na rua. A lista de supermercados também sofreu mudanças.

3 min de leitura
24 Jul 2022 - 09h00 | Atualizado em 24 Jul 2022 - 09h00

Os hábitos alimentares de quem precisa comer na rua devido a rotina de trabalho e outras atividades, tem mudado devido a alta na inflação. A busca pelo bom preço na hora de se alimentar fora de casa tem feito com que o brasileiro opte por lanchar ao invés de fazer uma refeição.

Apesar da praticidade e do preço acessível, um lanche não substitui nutricionalmente uma refeição e a longo prazo esse hábito pode impactar diretamente na saúde de quem realiza a troca com frequência, embora pareça uma substituição inofensiva. 

Segundo um estudo realizado por uma consultoria que pesquisa sobre hábitos de consumo e divulgado pelo G1, comparando o primeiro trimestre do ano de 2022 Col o primeiro trimestre de 2020, um milhão de pessoas deixou de fazer refeições na rua. Em contrapartida, 3 milhões aumentaram o consumo de hambúrgueres.


Supermercado ( Reprodução/ Cidade Revista)


Além da mudança notada nos hábitos alimentares fora de casa, a inflação também têm impactado diretamente a lista de compras do brasileiro. Devido a alta de preço em alguns ítens, os brasileiros tem optado por opções mais em conta na hora de completar a lista de supermercados. Com a baixa procura de alguns produtos causada pela alta significativa do valor, os supermercados estão realizando o ajuste dos estoques levando em consideração a demanda e procura dos mesmos.

Um levantamento extraído do G1, traz também informações sobre o impacto da alta da inflação nos supermercados. Uma lista de 100 produtos foi passada por 40 mil lojas a fim de identificar a taxa de ruptura - ou seja, a falta de produtos nas gôndolas. Dos 100 produtos, 11 não foram encontrados mas prateleiras dos estabelecimentos consultados. Leite e ovos foram os destaques de ruptura.

As informações reforçam que independentemente do cenário, os brasileiros tem buscado driblar a inflação com alternativas viáveis para o bolso. Seja dentro de casa ou fora, o aumento considerável dos produtos tem impactado diretamente os consumidores.

Foto destaque: O dilema das escolhas alimentares (Reprodução/ Freepik)

 

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo