Esportes

Mudanças nas regras da FIFA devem acontecer, alertam especialistas

Novos hábitos de consumo e expansão do streaming são fatores que devem mexer com o futebol. International Board discutirá em Londres cronômetro parado e nova regra do impedimento

03 Mar 2023 - 14h05 | Atualizado em 03 Mar 2023 - 14h05
Mudanças nas regras da FIFA devem acontecer, alertam especialistas Lorena Bueri

A International Board, órgão que regula o futebol mundial, tem uma reunião marcada para o final de semana em Londres. O objetivo desse encontro é avaliar algumas sugestões para melhorar a dinâmica do jogo, em especial o tempo de bola rolando. Os principais pontos do encontro a serem debatidos serão o da duração das partidas e da regra do impedimento.

Arsene Wenger, diretor de desenvolvimento da Fifa, se manifestou publicamente favorável a essa alteração, beneficiando mais os atacantes e os gols. No final do ano passado, também chegou a ser cogitado que as cobrança dos arremessos laterais passariam a ser com os pés, e não mais com as mãos.

"Eu gostaria que não houvesse impedimento caso uma única parte do corpo com a qual você possa marcar um gol esteja alinhada com o defensor. Isso pode ser uma vantagem para os atacantes. Já um lateral deveria ser uma vantagem, mas nessas situações você enfrenta dez jogadores de campo em jogo, enquanto você tem apenas nove. Estatísticas mostram que oito de dez situações de laterais você perde a bola. Na sua metade do campo, o jogador deveria ter a oportunidade de chutar a bola", ele declarou, em entrevista ao jornal francês L'Equipe, em setembro de 2021.


Novidade aprovada: Copa de 2022 apresenta impedimento semiautomático. Foto(Reprodução/Ge)


De acordo com informações do jornal espanhol, essas transformações não seriam imediatamente, mas começariam em fase de testes já a partir de 2024, principalmente no que tange o tempo das partidas. Os 90 minutos seriam mais curtos, e o relógio seria parado ao final de cada jogada.

Para Bruno Maia, especialista em inovação e novas tecnologias do esporte e entretenimento e sócio da Feel The Match, desenvolvedora de propriedades intelectuais para Web3 e Streaming, já antevê essas mudanças desde 2020. No livro "Inovação é o Novo Marketing", ele menciona as mudanças que o futebol deveria passar ao longo desta década e cita a duração dos jogos.

"O sucesso do entretenimento, e o esporte é parte disso, passa pela possibilidade de o consumidor poder escolher o que deseja assistir, um modelo já incorporado pelas novas gerações e diferente do responsável por popularizar o futebol. E parece evidente a dissolvição do interesse dos mais novos. O tempo está passando e as gerações mais jovens não estão esperando o futebol resolver esse problema", explicou.

Maia entende que as mudanças nos hábitos de consumo e expansão do streaming são fatores determinantes para essas transformações. Ele citou inclusive um exemplo que vem do Brasil, mais precisamente na Copa do Nordeste, uma competição que nasceu em  um novo formato já no mundo digital, como a primeira a fazer a transmissão de uma partida no TikTok, aplicativo de vídeo que virou febre mundial.

Este assunto é recorrente. Em abril de 2021, o presidente Florentino Pérez, do Real Madrid, fez uma declaração que ganhou as páginas do noticiário mundial ao dizer que os jovens não se interessam mais por futebol.

O futebol tem de evoluir, como tudo na vida. Tem de adaptar-se aos tempos. Estamos todos arruinados. E quando não se tem rendimentos para além da televisão, a maneira de tornar o futebol rentável é fazer com que os jogos sejam mais atrativos para serem vistos por adeptos de todo o mundo”, contou em entrevista ao programa Chiringuito.

Em março de 2020, algumas alterações já vistas atualmente tiverem um início, caso das cinco substituições por jogo - ao invés das três convencionais. Na ocasião, outros temas foram indicados à mesa pela International Board (IFAB), caso da cobrança de uma falta para o mesmo jogador, substituições ilimitadas, como já acontece na NBA, por exemplo, e períodos de exclusão por amostragem de cartões.

 FotoDestaque: Acréscimos no jogo entre Inglaterra e Irã, pela Copa do Mundo. Foto:(Reprodução/Reuters)

 
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo