Moda

Mudança de logos em grandes marcas de luxo chamam atenção para sustentabilidade

Com as novas proposta do mercado da moda sustentável, grandes marcas apostam em produtos veganos e reciclados com mudança em marketing para agradar consumidores.

3 min de leitura
01 Ago 2022 - 14h00 | Atualizado em 01 Ago 2022 - 14h00

Não é novidade nenhuma que os consumidores estão cada vez mais buscando produtos sustentáveis para o consumo, seja ele em roupas, calçados ou cosméticos.

O alerta de sustentabilidade vem aumentando cada dia que passa e se tornou prioridade para muitos. Nas redes sociais muito se fala sobre o grande consumo de produtos e como a indústria vem afetando o meio ambiente.

A questão cresceu tanto e cobrança para grandes marcas chegaram, consumidores fiés de grifes e marcas famosas começaram a cobrar posicionamento das mesmas sobre seus produtos.

A grande marca Louis Vuitton presando por seu legado apareceu pela primeira vez em 2020, com o diretor criativo Virgil Abloh na linha masculina de primavera/verão, mostrando que o upcycling pode sim ser luxuoso, e ele sempre buscou inovar com sustentabilidade.

O “LV” da marca apareceu com modificações, as linhas retas ganharam um design diferente de setas, que remete ao símbolo de reciclagem. O símbolo vem em destaque no novo tênis da Label que chega às lojas em setembro, produzido com 90% de material reciclado.


Tênis com a nova logo criada em 2020 por Virgil Abloh (Foto: Reprodução/Instagram)


Outra marca famosa a implementar sua coleção ao upcycling foi a Valentino, que remodelou seu logotipo com símbolo da reciclagem, para promover o tênis confeccionado com base biológica de matérias reciclados.



Modelo Open da Valentino, vegano ( Foto: Reprodução/ Valentino)


O que os consumidores precisam está em alerta é o famoso greenwashing, com tanta cobrança nas marcas para se tornarem sustentáveis precisam realmente mostrar se estão mudando sua conduta para sustentabilidade ou se o que está passando é apenas a imagem da “lavagem verde”, aparentando apenas a sustentabilidade só que de fato não adotou as medidas corretas e usando o termo sustentável para o marketing.

Só que o marketing pode dar muito errado, consumidores atentos a prática correta, estão em alerta o que pode aparentar está usando de uma maquiagem para lucrar em cima da causa e pode se tornar alvo de grandes críticas e movimentos nas redes sociais. “Quando uma estratégia de marketing é mal posicionada, pode acabar fazendo com que o público-alvo vá para as redes sociais se manifestar contrario à empresa, o que vai gerar uma imagem negativa em um momento que a comunicação não é passiva e silenciosa”, relata Kátia de Souza, professora de Marketing.

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo