Notícias

Movimentos sociais organizam atos como resposta a vandalismo em Brasília

Em São Paulo, movimentos sociais organizam ato para esta segunda-feira, 9, em reposta ao vandalismo que ocorreu em Brasília neste domingo, 8. Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) divulgou que 300 pessoas foram presas em flagrante

09 Jan 2023 - 09h36 | Atualizado em 09 Jan 2023 - 09h36
Movimentos sociais organizam atos como resposta a vandalismo em Brasília Lorena Bueri

Para esta segunda-feira, 9, movimentos sociais organizam atos em diversas partes do país a favor da democracia e também em resposta aos atos de vandalismo que ocorreram em Brasília (DF) neste domingo, 8, por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Segundo informações do “Orbi”, em São Paulo, o principal ato que vai acontecer no dia deve ser a manifestação liderada pelo MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) e também diferentes movimentos sociais no vão do Masp, na avenida Paulista, a partir das 18h. Tal concentração busca reunir diferentes movimentos sociais das frentes “Povo Sem Medo” e “Brasil Popular”

O deputado federal eleito Guilherme Boulos (Psol), coordenador nacional do MTST, em seu Twitter afirmou que os movimentos sociais se reuniram e definiram atos em defesa da democracia e pela punição dos golpistas ao redor do Brasil para que o golpismo seja “derrotado nas ruas”


Post de Guilherme Boulos. (Reprodução/Twitter @GuilhermeBoulos)


De acordo com o veículo de comunicação citado, uma outra manifestação na capital paulista deve ocorrer no largo São Francisco, Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, no centro, às 12h desta segunda-feira. Esse ato é organizado pelo “Coletivo USP pela Democracia” e pela reitoria da universidade. 

Segundo informações da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), terroristas em atos antidemocráticos em Brasília na tarde deste domingo estão sendo detidos e conduzidos à delegacia. A assessoria de imprensa da PMDF afirmou que: “Os presos estão sendo conduzidos para a DPE [Departamento de Polícia Especializada]”.  

O último balanço parcial que foi emitido pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e divulgado às 19h39 deste domingo, contabilizou 12 ocorrências registradas por lesão corporal, dano ao patrimônio público, roubo a transeunte, porte de arma branca e cumprimento de um mandado de prisão. Conforme informações do “Correio Braziliense", entre esses registros, duas das vítimas são jornalistas. 

Às 20h35 deste domingo, a PCDF divulgou que 300 pessoas foram presas em flagrante. A Divisão de Comunicação da PCDF (Divicom/PCDF) informou que: “Todos são suspeitos de participar de atos criminosos praticados contra as sedes dos Poderes da República”.


Post da PCDF. (Reprodução/Twitter @pcdf_oficial)


Robson Cândido, o delegado-geral da PCDF, informou que os 300 presos serão encaminhados ao Complexo Penitenciário da Papuda. O delegado ressaltou: “Eles estão sendo autuados em flagrante por crimes contra a democracia e atos antidemocráticos. São cerca de 300 presos que serão encaminhados, ainda hoje [domingo], para o Complexo da Papuda”. Ele completou com: “Nós iremos agir com rigor. Vamos prender, levar à justiça qualquer pessoa que, por ventura extrapole o limite da razoabilidade e com certeza elas serão condenadas”.  

Robson Cândido também garantiu que as investigações vão prosseguir com o propósito de identificar mais pessoas envolvidas nos atos antidemocráticos deste domingo. “Iremos identificar o maior número de pessoas que participaram dessa barbárie. Se hoje nós prendemos 300, acredito que durante as investigações podemos prender um número maior”, disse. 

Já o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha falou em 400. “Venho informar que mais de 400 pessoas foram presas e pagarão pelos crimes cometidos. Continuamos trabalhando para identificar todas as outras que participaram desses atos terroristas na tarde de hoje no Distrito Federal. Seguimos trabalhando para que a ordem se restabeleça”, disse. 


Post de Ibaneis Rocha. (Reprodução/Twitter @IbaneisOficial)


Por fim, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que um ponto com bloqueio total foi detectado neste domingo. No caso, a BR 163, KM 819, em Sinop, município do Mato Grosso, está totalmente interditada por manifestantes bolsonaristas. 

Foto Destaque: Ato que vai acontecer no largo São Francisco convoca juristas e a sociedade civil às 12h desta segunda-feira, 9. Reprodução/Bruno Santos/Folhapress.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo