Notícias

Motivos para a relação sino-americana ser conturbada

Balão chinês, Covid-19 e até o TikTok são motivos para que as relações políticas e diplomáticas entre os Estados Unidos e a China estejam cada vez mais desgastadas com o passar dos anos

02 Mar 2023 - 12h00 | Atualizado em 02 Mar 2023 - 12h00
Motivos para a relação sino-americana ser conturbada Lorena Bueri

Não é de hoje que é sabido que os Estados Unidos e a China possuem uma relação conturbada diplomaticamente falando, e somado com os últimos acontecimentos, essa relação só vêm piorando com o passar dos anos. 

Os pontos principais para que essa má relação se agrave, é que nos últimos anos tiveram alguns acontecimentos, e acusações de ambas as partes que fizeram com que a confiança mútua entre os países se esgotasse. 



Balão chinês acusado de espionagem pelos EUA, antes de ser derrubado pelas forças militares do país (Reprodução/ Chad Fish /AP)


A lista dos seis casos nos últimos anos entre EUA e China: 

  1. Covid-19: Estados Unidos com Joe Biden recentemente e com o Trump no começo da pandemia, afirmaram que a causa da pandemia foi originada por um incidente em um laboratório chinês na cidade Wuhan, onde foram relatados os primeiros casos de Covid no mundo. A informação foi divulgada pelo diretor do FBI, Christopher Wray, que essa é a provável causa, já que um relatório sigiloso do Departamento de Energia dos EUA apontou uma análise de que houve um escape acidental no laboratório de virologia de Wuhan. A china alega que os Estados Unidos estão mentindo como uma forma de propagar uma campanha de desinformação no país.
  2. Balão chinês: Um balão sobrevoou o espaço aéreo americano por alguns dias, até ser destruído pelas forças armadas do país. Os EUA acreditam se tratar de uma tentativa de espionagem chinesa. A China novamente desmente essa teoria, e afirma que o balão na realidade era um instrumento meteorológico, que desviou de sua rota e acabou indo parar no espaço aéreo do país americano. O caso aconteceu no começo de fevereiro desse ano.
  3. Taiwan: A China e o Taiwan estão em pé de guerra. A China pretende reaver o território de Taiwan, que era pertencente ao país até conquistar sua independência. Recentemente a presidente de Taiwan anunciou o estreitamento de laços com o país americano, que irá enviar armas a pequena nação para ajudar a conter a “expansão territorial autoritária” da China.
  4. Guerra na Ucrânia: Os Estados Unidos acusaram a China de ter a intenção de enviar armamentos militares à Rússia. A China nega com todas as forças que isso irá acontecer, apesar dos dois países serem “aliados”, quando o assunto é os Estados Unidos.
  5. TikTok: O aplicativo de celular mais famoso do mundo atualmente é segundo os americanos, uma ameaça à segurança nacional, por fornecer dados dos usuários ao Partido Comunista. Na última terça-feira (28 de fevereiro), a Casa Branca obrigou seus funcionários a excluírem o aplicativo dos celulares de todos do governo. Além disso, há uma lei sendo aprovada, que pode permitir que Joe Biden proíba o uso do aplicativo no país. A empresa ByteDance, dona do TikTok, afirmou que se precisar, irá compartilhar seus dados com o governo americano, para que possa continuar operando no país, e que não há qualquer compartilhamento de informação dos usuários com nenhum partido chinês.
  6. Chips: Em outubro, os EUA limitaram a quantidade de chips que a China poderia comprar do país, através de um novo controle de exportação, por questões de “segurança nacional”, limitando a quantidade de chips de última geração fabricados, com fins militares, além de tentar impedir de Pequim desenvolver sua própria linha de semicondutores. A China por sua vez, em dezembro, abriu um processo na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra os Estados Unidos por conta dessa restrição. 

Foto Destaque: Presidente Joe Biden e presidente Xi Jinping (Reprodução/Getty Images)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo