Notícias

Mortes na Turquia e Síria já passam de 5 mil; Madrugada fria e escombros dificultam resgates

OMS teme que número de mortes seja oito vezes maior que as mais de 5 mil já registrado pelas autoridades. O frio e os escombros estão dificultando o resgate de mortos e feridos.

07 Fev 2023 - 09h30 | Atualizado em 07 Fev 2023 - 09h30
Mortes na Turquia e Síria já passam de 5 mil; Madrugada fria e escombros dificultam resgates Lorena Bueri

O resgate de mortos e feridos no terremoto entre Turquia e Síria continuou na madrugada desta terça-feira (7), enquanto o frio e os escombros dificultaram o trabalho das equipes de busca, que já registraram um número de mortes superior a 5 mil. Segundo o governo da Turquia, 3.419 mortes já foram registradas no país até a manhã desta terça-feira. Na Síria, já são 1612, segundo o governo Sírio e equipes da ONU. 

As autoridades locais manifestaram preocupação com a possibilidade de novas réplicas, que já passam de 70, o que poderia gerar mais mortes e dificuldade no resgate de sobreviventes em meio aos escombros. Somente na Turquia, 5.600 prédios, incluindo uma unidade hospitalar inteira na cidade de Iskenderun, foram destruídos. 


Imagens aéreas da cidade de Hatay (Reprodução/Reuters)


A destruição está localizada numa área que se estende Alepo e Hama, na Síria, até Diyarbakir, na Turquia. Imagens feitas por drones mostram destruição em Hatay, uma província que abriga mais de 400 mil Sírios, muitos sendo refugiados da guerra civil. A cidade é vizinha de Gaziantep, epicentro do terremoto na Turquia e faz fronteira com a Síria. 

Desabrigados em meio ao frio



Nesta terça-feira a previsão de temperatura em Gaziantep, na Turquia, e Alepo, na Síria, é de -3ºC e 1ºC respectivamente. São milhares de pessoas desabrigadas, que enfrentarão o frio mais uma madrugada. Muitos estão se refugiando em shoppings, estádios, mesquitas e centros comunitários.  Há centenas de imagens impactantes registradas pelos Turcos circulando nas redes sociais. 

OMS preocupada com falta de informações

Na manhã desta terça-feira o diretor geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom, afirmou estar preocupado com falta de informações sobre determinadas regiões da Turquia e da Síria atingidas pela tragédia. "Estamos especialmente preocupados com as áreas em que ainda não temos informações. O mapeamento de danos é uma maneira de entender onde precisamos focar nossa atenção", explicou o diretor. Além disso, a organização estima que o número de mortes pode ser oito vezes maior que o registrado pelos governos da Turquia e Síria. 

O governo turco fez um pedido de assistência internacional ao declarar estado de emergência nacional com alerta nível 4. Com isso, mais de 45 países, além da ONU, anunciaram que providenciarão assistência necessária. 

Foto destaque: Buscas por sobreviventes na cidade de Diyarbakir, na Turquia, em 6 de fevereiro de 2023 — Foto: Sertac Kayar/Reuters

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo