Saúde

Morte de adolescentes por overdose aumentam nos Estados Unidos

Pesquisas apontam 100 mil casos de overdose por ano entre estadunidenses e escolas são obrigadas a se prepararem contra 'epidemia', fazendo estoque de Narcan.

17 Out 2022 - 12h40 | Atualizado em 17 Out 2022 - 12h40
Morte de adolescentes por overdose aumentam nos Estados Unidos Lorena Bueri

Os Estados Unidos já tinha índices autos de overdose, mas esses números aumentaram nos últimos anos devido ao consumo excessivo de fentanil, um medicamento da classe dos opioides. Mais de 100 mil americanos morreram de overdose no ano passado, a maioria adultos. Mas o grupo que teve maior crescimento da taxa de óbitos foram justamente os adolescentes. 

Um dos casos, de uma menina de 15 anos chamada Melanie Ramos, aconteceu dentro do banheiro da escola, após ingerir uma pílula que continha fentanil. Segundo a amiga que estava com ela no banheiro, elas pensavam estarem ingerindo oxicodona e paracetamol. Porém, a pílula estava alterada e a substância foi misturada com fentanol, levando a uma intoxicação. "Ela era uma menina linda e doce, com pais trabalhadores", relatou o tio da menina, em uma vigília a luz de velas nos degraus da escola Bernstein High School, onde amigos e familiares rezaram por Melanie em espanhol e deixaram flores em um santuário criado para a estudante. 

O fentanil, em sua maioria, é contrabandeado para os Estados Unidos por cartéis de drogas mexicanos. As pílulas de fentanil são produzidas nas cores do arco-íris, na tentativa de imitar comprimidos comuns, e até mesmo para influenciar crianças que estejam mais dispostas a consumi-las, segundo especialistas. Geralmente, os comprimidos de fentanil tem a mistura com drogas mais pesadas, como heroína, podendo levar a um quadro de overdose mais grave, e muitas vezes irreversível.  


Aumento dos números de overdoses entre adolescentes preocupa comunidade medica dos Estados Unidos (Reprodução: Wizard)


Em Los Angeles a 'epidemia' está mais grave, e preocupa as autoridades de saúde. Na quarta-feira passada (12), o estado da Califórnia prendeu mais de 24 quilos de pó de fentanil, como parte de uma operação liderada pelo Departamento de Justiça. Mesmo que o quadro seja mais preocupante em LA, o problema se estende por todo o país. Em Nova York na semana passada a polícia apreendeu 15 mil pílulas coloridas escondidas em caixas de LEGO, brinquedos para crianças. 

Os Estados Unidos têm uma taxa de mortalidade 20 vezes maior do que do resto do mundo quando se trata de overdoses. "Infelizmente, somos de longe os líderes mundiais em mortes por overdose", pontua Joseph Friedman, pesquisador da Universidade da Califórnia. Ouve um aumento de 20% na taxa de crianças que sofreram overdose no país, esse número dobrou de 2019 para 2020.

"O uso de drogas por adolescentes está se tornando mais perigoso, mas não mais comum", esclarece Friedman segundo dados. Após as séries de casos, o  poder publico de Los Angeles foi obrigado a estocar doses de Narcan (Substancia que reverte o quadro de overdose em ação) em todas as escolas públicas da cidade para se prevenir contra futuros casos. As autoridades alertam os familiares das crianças contra "a pílula que pode matar seus filhos".

Foto destaque: Escolas se previnem contra overdose de fentanil diante de aumento de 20% dos casos/Reprodução Conselho Federal de Farmácia.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo