Esportes

Morre aos 58 anos, ex-jogador e treinador italiano Gianluca Vialli

Ex-atacante italiano jogou na seleção italiana nas Copas de 1986 e 1990. Passou também por clubes italianos e ingleses, como Sampdoria, Chelsea e Juventus.

06 Jan 2023 - 09h45 | Atualizado em 06 Jan 2023 - 09h45
Morre aos 58 anos, ex-jogador e treinador italiano Gianluca Vialli Lorena Bueri

Gianluca Vialli, 58 anos, ex-jogador e treinador italiano, morreu nessa sexta (6), em Londres, por agravamento decorrente de um câncer de pâncreas. A doença havia dado uma trégua há dois anos. Vialli se tratava desde 2017. Ele atuava nos últimos anos, no futebol, como chefe de delegação da seleção. Vialli jogou em clubes e na seleção principal. Estava afastado das funções na Federação Italiana há um mês.

No comunicado dado hoje à imprensa mundial, a família exalta a coragem e a peregrinação de Vialli, na luta contra um câncer bastante devastador.  Em toda a sua carreira, foi campeão em 16 disputas, dentre eles campeonatos italianos e uma Champions. O campeonato italiano disputa nesse final de semana sua décima sétima rodada da série principal e vai respeitar um minuto de silêncio, pela partida da lenda Vialli.

Na definição de companheiros e adversários, o atacante disputava um futebol aguerrido, veloz e de força. Foi o grande ídolo da Sampdoria, após as edições da Champions de 1995/1996. Vialli abriu o caminho para diversos atletas italianos, para jogar em campos ingleses, pela sua passagem pelo Chelsea, como jogador e também treinador. Na seleção principal, seu maior feito foi nos bastidores, apoiando o ex companheiro de gramados Roberto Mancin, no comando da seleção campeã da Eurocopa, em 2020.


Italiano Vialli faleceu nessa sexta (6) em Londres, em decorrência de um câncer de pâncreas. (Foto: Reprodução/Ojogo) 


Em dezembro passado, a Itália repetiu um outro luto importante, ao perder o ex-zagueiro e treinador sérvio Sinisa Mihajlovic, que atuou junto a Vialli nos anos 90, na zaga da Sampdoria. Mihajlovic também lutava contra um câncer. 

Vialli começou no futebol no começo dos anos 80, na base da Cremonese. Saiu das duas temporadas seguintes, como artilheiro da equipe, assinalando dez gols. Foi seu passaporte,  para o primeiro contrato com a série principal, pela Sampdoria.  Foi vencedor também como técnico,  à frente do Chelsea, com conquistas como Recopa da Europa de 1998 e Supercopa Europa do mesmo ano, dentre outras.

Foto Destaque: Vialli da Itália perde batalha contra o câncer. Reprodução/Sapo Desporto

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo