Esportes

Morre Márcio Freire, surfista de ondas gingantes

A morte do surfista, é a primeira que acontece de uma pessoa surfando no local. Veterano, Márcio era conhecido como um dos “Mad Dogs”, apelido que compartilhava com os amigos Danilo Couto e Yuri Soledade

05 Jan 2023 - 19h30 | Atualizado em 05 Jan 2023 - 19h30
Morre Márcio Freire, surfista de ondas gingantes  Lorena Bueri

Morreu, nesta quinta-feira (05), Márcio Freire, surfista de ondas gigantes. O brasileiro de 47 anos, sofreu um acidente ao descer de um dos “paredões” da praia do Norte, em Nazaré, Portugal e acabou não resistindo aos ferimentos. O corpo do surfista será transportado para o Instituto de Medicina Legal de Leiria, segundo informou a imprensa portuguesa. Esta é a primeira morte de um surfista no local. 

Lamentavelmente, nenhuma das manobras de suporte de vida teve sucesso, acabando o óbito por ser declarado no local”, afirmou o comandante da Capitania de Nazaré à agência “Lusa”, Mário Lopes Figueiredo.  

Márcio teria sido resgatado para a praia por um jet ski, no entanto, ele já estava tendo uma parada cardio-repiratória. Amigo e surfista Vinicius dos Santos chegou ao local do acidente ainda sem saber o que havia acontecido, e após notar a movimentação na areia, observou o Márcio recebendo atendimento.  

Eu estava indo surfar e, quando cheguei na praia, vi o movimento do carro de salva-vidas, de resgate. Vi uma movimentação que parecia uma ressuscitação. Larguei a prancha e saí correndo. Quando eu vi, era o nosso amigo. Todos tentaram trabalhar junto com ele. Não teve um momento de pausa, todo mundo fez o que pôde. O Márcio acabou nos deixando. Ele foi uma inspiração para a minha geração de surfista. Ele nos fez acreditar que era possível, juntamente com o Danilo (Couto) e com o Yuri (Soledade), os Mad Dogs. Eles desbravaram Jaws na remada, o que ninguém acreditava. Eu era menino, isso me motivou, me fez acreditar no meu sonho. Estou digerindo isso. Era uma pessoa próxima. Somos surfistas de ondas gigantes. O legado do Márcio será eternizado, ele influenciou uma geração e vai continuar influenciando, porque a história dele está aí. Fiquei chocado, mas não deixei de tentar ajudá-lo. É aceitar, rezar e apoiar os amigos aqui”, contou ele em entrevista o ge. 

Thiago Jacaré, outro surfista que estava com Márcio Freire nas águas da Praia do Norte, na quarta-feira (04), postou uma homenagem ao amigo em suas redes sociais após a notícia da morte do surfista ser divulgada. 


Thiago Jacaré faz publicação homenageando o amigo Márcio Freire (Reprodução/Instagram)


Márcio Freire, era considerado uma lenda do surfe de ondas gigantes, ele rodou o mundo através de seu esporte, o praticando com muito amor, longe dos circuitos profissionais. Em 1998, com 23 anos, desembarcou em Maui, no Havaí. Foi um dos primeiros a se desafiar em Jaws na remada. E atualmente, os surfistas vão ao local amparado por aparelhos de segurança como jet ski, equipe de resgate e colete salva-vidas. 

Márcio era um dos integrantes do trio apelidado de “Mad Dogs” (cachorros loucos, em uma tradução literal). O trio baiano, formado ainda por Danilo Couto e Yuri Soledade, era conhecido por desbravar ondas gigantes livremente, na época havia poucos aparatos de segurança. 

A história dos “Mad Dogs”, foi contada através de um documentário, assinado pelo diretor Roberto Studart.  

 

Foto destaque:  Márcio Freire morre surfando em Nazaré - Reprodução/Instagram

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo