Notícias

Morre James McDivitt, astronauta que liderou as missões Gemini IV e Apollo 9

O ex-astronauta que faleceu aos 93 anos foi responsável por estender o tempo de permanência do homem no espaço e por auxiliar na missão responsável por levar o homem à Lua.

18 Out 2022 - 13h58 | Atualizado em 18 Out 2022 - 13h58
Morre James McDivitt, astronauta que liderou as missões Gemini IV e Apollo 9 Lorena Bueri

O ex-astronauta da NASA, James McDivitt, morreu enquanto dormia na quinta-feira passada (13) em Tucson, Arizona, segundo um comunicado da Agência Espacial Norte-Americana emitido na segunda-feira (17). McDivitt foi responsável por comandar as missões Gemini IV e Apollo 9, cruciais para a chegada do homem à Lua e para estender a permanência do homem no espaço. Ele morreu aos 93 anos.

O ex-astronauta nasceu em Chicago e realizou seu ensino médio em Kalamazoo, Michigan. Em 1951, ele ingressou na Força Aérea dos EUA, onde serviu na Guerra da Coréia, em que participou de 145 missões de combate aéreo. Suas ações em serviço concedeu a McDivitt várias medalhas, incluindo duas Medalhas de Serviços Distintos da Força Aérea, por seu trabalho nas forças armadas. Além disso, ele se formou em primeiro lugar no curso de Engenharia Aeronáutica pela Universidade de Michigan na turma de 1959.

McDivitt foi selecionado para se juntar à segunda classe de astronautas da NASA em 1962. Neste período, ele foi o líder de duas missões espaciais, a Gemini IV, em 1965,  onde seu trabalho ajudou a estender o tempo dos astronautas no espaço, essa missão durou quatro dias e bateu o recorde anterior de 34 horas passadas no espaço pela Mercury 9, além disso, essa missão foi a que deu início ao projeto da estação Espacial Internacional, pois ela marcou a primeira vez que um astronauta se aventurou fora da espaçonave para uma “caminhada espacial”, tal feito foi realizado pelo astronauta Ed White.


James McDivitt (a esquerda) e o restante da tripulação da Apollo 9 (Foto: Reprodução/NASA)


Anos depois, McDivitt liderou a Apollo 9 em 1969, essa missão durou 10 dias e o ex-astronauta foi acompanhado pelo Piloto do Módulo de Comando, David Scott, e pelo Piloto do Módulo Lunar, Russell Schweickart. Segundo a NASA, essa missão foi o primeiro voo do conjunto completo de hardware da Apollo e do Módulo Lunar, e ela também simulou as manobras que seriam realizadas pela Apollo 11 futuramente.

Por fim, McDivitt passou 14 dias no espaço e se aposentou da NASA em 1972, sendo premiado com duas Medalhas de Serviço Distinto da NASA e a Medalha de Serviço Excepcional da NASA.

 

Foto destaque: James McDivitt (Reprodução/Universal Images Group)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo