Esportes

Morre Bill Russel, o maior campeão da NBA

Bill Russel um dos maiores jogadores da NBA, com 11 títulos, 5 MVP, E 12 participações no All-star Game, morreu neste domingo aos 88 anos, diversos jogadores prestaram homenagens.

31 Jul 2022 - 17h28 | Atualizado em 31 Jul 2022 - 17h28
Morre Bill Russel, o maior campeão da NBA Lorena Bueri

Morreu nesse domingo (31) o lendário jogador de basquete Bill Russel, a notícia foi dada por meio do perfil oficial do jogador, na publicação não foi revelada o motivo do óbito, mas que ele morreu de forma pacifica ao lado da esposa, o velório está sendo preparado e em breve será divulgado ao público.

Bill Russel é o maior campeão da NBA com um total de 11 títulos, mas antes da NBA, Bill jogou basquete pela Universidade de São Francisco e foi campeão da liga Universitária em 1955 e 1956. Ainda em 1956 disputa as olimpíadas de Melbourne, sendo o capitão da seleção Americana ele conquistou o ouro olímpico após os EUA ganhar da União Soviética por 89x55


Bill Russel em atividade (Foto: Reprodução/Pinterest)


Logo após o fim das olimpíadas, ele se apresentou ao Boston Celtics e foi peça fundamental para que o time de Boston se tornasse uma dinastia na NBA, o jogador era elogiado por sua atuação defensiva e pela sua velocidade. Russel foi eleito 5 vezes MVP da NBA e também foi por 12 vezes escolhido para participar do All-Star Game. Em 1966 o então técnico do Celtics Red Auerbach se aposentou o time foi ao mercado, mas não conseguiu um novo comandante, com isso Russel assumiu o cargo e acumulou a função de técnico e jogador, na nova função Bill foi campeão nas temporadas de 1968 e 1969.

Bill Russel fez história não só no basquete, mas também na luta pela igualdade racial, em 1954 quando ainda estava na liga Universitária a delegação da Universidade de São Francisco foi disputar um jogo em Oklahoma e os hotéis da cidade se recusaram à abrigar os jogadores, devido ao fato da maioria ser negra, como forma de protesto os jogadores dormiram nos dormitórios da faculdade, segundo Russel esse momento lhe fortaleceu para que pudesse lutar contra o racismo, em 2011 ele recebeu do Obama a Medalha Presidencial da Liberdade uma honraria concedida a pessoas que contribuíram para os interesses nacionais dos Estados Unidos.


Bill Russel recebe medalha de Obama (Foto:Reprodução/ Chip Somodevilla/Getty Images)


Após o anuncio da morte diversos jogadores foram as redes sociais manifestar solidariedade para a família e homenagear o ex jogador, Lebron James postou uma foto deles juntos e declarou “Hoje a comunidade do basquete tem que lidar com a morte da lenda da NBA Bill Russell. Você nunca será esquecido”.

Foto Destaque Bill Russel Foto: Michael Kovac / Getty Images for Turner Sports)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo