Notícias

Morador de rua de Taubaté passa em concurso da prefeitura e assume cargo de pintor

Ranulfo, que tem sessenta anos participou do programa e assim como os demais participantes do programa, recebeu isenção da taxa de inscrição e pode realizar o exame de graça.

3 min de leitura
03 Nov 2022 - 21h36 | Atualizado em 03 Nov 2022 - 21h36

Ranulfo Costa passou na 10ª posição do certame e agora trabalha como pintor. O morador de rua foi aprovado no concurso da Prefeitura Municipal de Taubaté após ser inserido em um programa que possibilitou aos desabrigados terem aulas para a realização da prova.

Ranulfo, que tem sessenta anos participou do programa e assim como os demais participantes do programa, recebeu isenção da taxa de inscrição e pode realizar o exame de graça. O apoio do Serviço Social foi fundamental para que ele e mais 3 pessoas sem teto fossem aprovadas no concurso.

A prova foi realizada no início de 2022, e agora se Ranulfo já trabalha como pintor.


Ranulfo Costa (Foto:Reprodução/Prefeitura de Taubaté) 


As vagas foram disponibilizadas para níveis fundamental, médio e superior, e os profissionais do Centro Pop, Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) e do abrigo Municipal acompanharam 35 pessoas que participaram das aulas preparatórias para moradores de rua, que aconteciam duas vezes por semana e pode contribuir para que essas pessoas realizassem a prova. Todos os alunos receberam da equipe material escolar.

Seu Ranulfo explicou que um dos motivos de ele morar na rua foi o alcoolismo, e que agora que está trabalhando se sente muito feliz, e a aprovação foi motivo de grande alegria.

Agora ele pode fazer planos, e seu primeiro objetivo é conseguir uma casa para ele e poder ajudar seus filhos.

"Primeiro quero arrumar uma casa para mim. Depois quero auxiliar meus filhos, que estão jovens... quero ajudá-los em tudo que der. E depois terminar velhice em paz", disse

O momento de superação em sua vida ocorreu quando ele agarrou a oportunidade de estudar e conseguiu a chance que precisava para mudar de vida após seus piores momentos.

"Tive depressão, tédio e momentos em que ninguém pensava em mim. Sofri com bebida demais e longe da família. Quase dei um salto mortal igual moleque (quando descobriu a aprovação). A assistente social me procurou para falar sobre isso e foi uma alegria imensa", disse ele. A educação tem o poder de mudar uma vida. 

 

Foto Destaque: Ranulfo. Reprodução/Prefeitura de Taubaté 

 

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo