Moda

Moda inclusiva: a moda para pessoas com deficiências

As pessoas com deficiência enfrentam dificuldades em encontrar peças de roupas que se adaptem as suas necessidades. Com o lançamento de coleções inclusivas, o Brasil passa a oferecer peças estilosas, funcionais e ergonômicas.

15 Ago 2022 - 09h00 | Atualizado em 15 Ago 2022 - 09h00
Moda inclusiva: a moda para pessoas com deficiências Lorena Bueri

Stephen Hawking (1942-2018), considerado um dos mais brilhantes cientistas da história, deixou informações essenciais para a melhor compreensão do universo. O astrofísico britânico tem também sua imagem associada à esclerose lateral amiotrófica, doença neurodegenerativa que o obrigou a usar uma cadeira de rodas.

Entre todos os desafios encontrados pelo cientista, existia um que, embora óbvio, não chamava tanta atenção: ele não conseguia se vestir sozinho por causa das limitações impostas a seu corpo. Essa é uma enorme complicação para pessoas com deficiência.

Ademais, as pessoas com deficiência sofrem para encontrar peças com estilo, bem cortadas. Ao que tudo indica, essa lacuna começa agora a ser preenchida. Devagar, modelos desenhados para esses consumidores chegam ao mercado respeitando a individualidade, autonomia, corpo e expressão de identidade de cada um.


Coleção Adaptive, da Tommy Hilfiger (Foto: Reprodução/Getty Images)


Esse pensamento é consideravelmente novo no Brasil, mas ganha força com o lançamento da coleção Adaptive, da Tommy Hilfiger, que já lançou coleções para esse público em países europeus, Estados Unidos e Japão. “Tenho filhos com deficiência e aprendi o impacto que uma coleção assim pode ter”, disse Tommy Hilfiger, pai de duas crianças autistas.

As peças da nova coleção seguem o conceito de design da marca, mas trazem modificações funcionais como fechos magnéticos e de velcro, costuras e zíperes laterais com abertura facilitada, mangas e punhos personalizáveis, elásticos na cintura e caimentos talhados para cadeirantes e usuários de próteses.


Coleção Adaptive, da Tommy Hilfiger (Foto: Reprodução/Getty Images)


Segundo a grife, pessoas com deficiência, definidas pela sigla PCD, compõem um público que gasta, em média, 4,8 vezes mais do que um cliente médio no e-commerce. Desse modo, além de ser um belo gesto, o designer de peças para esse público trata-se de negócio promissor, como percebeu o grupo LVMH, o maior conglomerado de empresas de luxo do mundo. As marcas da companhia ainda não vendem roupas para esses consumidores, mas começaram a investir na educação de designers por meio de workshops ministrados pelo estilista Marc Jacobs.

No Brasil, em 2019, a Riachuelo lançou uma linha voltada para esse público, assinada pelo estilista Alexandre Herchcovitch, e com isso o movimento cresceu. A marca Reserva, por exemplo, criou sua linha, a Adapt&, em setembro do ano passado. “Nos unimos com a Equal, marca pioneira no desenvolvimento de roupas inclusivas”, afirma Rony Meisler, CEO da AR&Co, grupo que controla a grife. Os modelos da coleção possuem aparência, modelagem e qualidade idênticas às dos produtos mais vendidos, porém com ajustes ergonômicos.

O país conta ainda com outras grifes voltadas para os PCDs, como a Aria Moda Inclusiva, Adaptwear e Lado B. “Não ter acesso a roupas adaptadas é negar o básico ao indivíduo para que ele se vista com dignidade e autonomia”, aponta Laís Ramires, criadora do projeto Corpos que Falam. Assim, os avanços quanto à diversidade e a inclusão são extremamente significativos.

Foto destaque: coleção Adaptive, da Tommy Hilfiger. Reprodução/GettyImages. 

VEJA TAMBÉM

NASA produz criobots para busca de vida extraterrestre luas Júpiter e Saturno Lorena Bueri

NASA produz criobots para busca de vida extraterrestre luas Júpiter e Saturno

Cientistas da NASA buscam novos métodos para explorar a possibilidade de vida extraterrestre em satélites naturais gelados de outros planetas do sistema solar
Ingressos para Rock in Rio 2024 esgotam em apenas duas horas Lorena Bueri

Ingressos para Rock in Rio 2024 esgotam em apenas duas horas

Os ingressos para Rock in Rio 2024 esgotaram rapidamente, em apenas 2 horas de vendas. As expectativas para o festival do ano que vem estão grandes entre os fãs
Copa América de 2024 será transmitida pela Globo Lorena Bueri

Copa América de 2024 será transmitida pela Globo

Todos os 32 jogos serão transmitidos no Sportv e a TV aberta noticiará oito partidas. Argentina e Uruguai são as seleções mais vitoriosas da competição e o Brasil conta com nove títulos
Com receita de 11 milhões, Santos planeja fazer mudanças no elenco para 2024 Lorena Bueri

Com receita de 11 milhões, Santos planeja fazer mudanças no elenco para 2024

As mudanças são estimuladas por Alexandre Gallo, coordenador de futebol do Santos, que considera o grupo atual fraco tecnicamente e por isso, planeja alterações no próximo ano.
Após sofrer ruptura no ligamento cruzado, Ruan Oliveira pode ficar oito meses fora de campo Lorena Bueri

Após sofrer ruptura no ligamento cruzado, Ruan Oliveira pode ficar oito meses fora de campo

Jogador de 23 anos pertence ao Metropolitano-SC e está emprestado ao Corinthians, devendo renovar seu contrato para recuperação da cirurgia que precisará ser feita.
Administração Lula é considerada ótima ou boa por 38% da população, diz Ipec Lorena Bueri

Administração Lula é considerada ótima ou boa por 38% da população, diz Ipec

Segundo pesquisa realizada entre 1º e 5 de dezembro, a avaliação da administração do presidente oscilou, enquanto a aprovação de sua maneira de governar caiu para 51%
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo