Moda

Moda Sustentável: como renovar o guarda-roupa de forma consciente

A moda sustentável trás muitos benefícios para o meio ambiente. Confira como montar o look ideal de forma consciente, sendo o reaproveitamento de resíduos sólidos uma característica importante

21 Abr 2022 - 14h28 | Atualizado em 21 Abr 2022 - 14h28
Moda Sustentável: como renovar o guarda-roupa de forma consciente  Lorena Bueri

O Dia da terra está chegando e existe infinitas maneiras de celebrar esta data tão especial de maneira consciente. A moda sustentável vem ganhando cada vez mais espaço nas vitrines, visando uma urgente necessidade de transformação na forma como produzimos um look. Essa modalidade de figurino se apresenta como um modelo positivo e responsável.


 

A moda sustentável está ganhando cada vez mais visibilidade na América Latina e no Caribe. ( Foto: Reprodução / Zé Takahashi)


A proposta deste modelito contrapõe ao fenômeno da fast fashion, a típica moda rápida, e a lógica do consumo é voltada para o “compro-uso-descarto”. Totalmente diversificada, ela foge do padrão das roupas que costumamos usar nas programações do nosso dia, como trabalho, faculdade, por exemplo. Pesando em algo diferente para o mundo da moda, a indústria têxtil decidiu parar de investir na lógica de reabastecimento para seguir uma nova tendência, onde ocorre uma renovação a cada duas semanas.

"A ideia desse megaprojeto é incentivar você a comprar e mudar sempre que quiser o seu guarda-roupa com peças únicas", explica Laura Opazo em seu livro Armario Sostenibe 


 

Assumir um estilo de vida sustentável também implica analisar nossos próprios hábitos . (Foto Reprodução: Mariana Caldas)


Como qualquer mudança de hábito requer disciplina, estar consciente da moda requer um certo autocuidado consigo mesmo e um olhar introspectivo. Para Laura Opazo, o exercício de analisar o closet é semelhante a olhar para o espelho, você como protagonista do seu look entende o que fica confortável e o que não fica confortável para se usar.

 Nessa hora é fundamental ousar na criatividade. “Quanto mais criativo você é, mais você brinca com seu guarda-roupa e menos você precisa. Se for comprar uma nova peça, certifique-se de que seu vestuário tenha pelo menos cinco combinações possíveis”, aconselha Opazzo.

Na américa Latina e no Caribe, a moda sustentável atrai um grande número de consumidores, dentre eles produtores como Jean Verdier, o fabuloso fundador da plataforma mexicana Fashion Green, ressalta que a moda sustentável “leva em conta três pilares primordiais na construção do design: O social, o ambiental e o econômico”.

Se analisarmos o último elo da cadeia, ou seja, o consumo, acharemos uma dimensão de variedades que tem a ver com hábitos e práticas que os consumidores podem adotar. Através de pequenas ações, pode-se contribuir para fazer as coisas se transformarem.

 

Foto Destaque: Modelos em desfile de moda sustentável. Reprodução/ Getty Imagens

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo