Moda

Moda Circular: confira cinco dicas para inserir a prática na sua rotina

Saiba o que é a moda circular e todas as vantagens que ela traz para economia e meio ambiente, confira cinco dicas de como inserir no seu dia a dia para um futuro sustentável na moda.

31 Mai 2023 - 11h30 | Atualizado em 31 Mai 2023 - 11h30
Moda Circular: confira cinco dicas para inserir a prática na sua rotina Lorena Bueri

A moda circular tem se destacado cada vez mais como uma abordagem sustentável e consciente para a indústria da moda. Em vez de seguir o modelo tradicional de produção e consumo, a moda circular incentiva a reutilização, a reciclagem e a redução do desperdício. 

Em contraste com o modelo linear tradicional de produção e consumo de moda, que segue uma sequência de recursos, fabricação, venda, uso e descarte, a moda circular propõe uma abordagem mais circular, onde os materiais são reutilizados, reciclados ou reintegrados na economia de alguma forma.


Moda circular colabora com o meio ambiente (Foto: Reprodução/ Pinterest)


Confira algumas dicas para inserir a moda circular no dia a dia

Compre roupas de segunda mão

Uma maneira simples e eficaz de adotar a moda circular é começar a comprar roupas de segunda mão. Explore brechós, bazares e lojas de artigos usados ​​em sua região. Você ficou surpreso com a variedade e qualidade das roupas que você pode encontrar. Além disso, ao comprar roupas de segunda mão, você estará dando uma nova vida a peças que poderiam acabar em aterros sanitários.

Troque roupas com amigos ou participe de eventos de trocas

Uma forma divertida de adotar a moda circular é trocar roupas com amigos ou participar de eventos de trocas. Organize uma noite de trocas em casa, onde cada pessoa pode trazer algumas peças que não usa mais e trocar com as outras. Essa é uma maneira ótima de renovar seu guarda-roupa sem gastar dinheiro e também de promover a sustentabilidade.

Repare em vez de substituir

Muitas vezes, quando uma peça de roupa fica danificada, nossa primeira reação é descartá-la e comprar algo novo. No entanto, a moda circular nos incentiva a repensar essa atitude. Em vez de substituir uma peça com pequenos danos, aprenda a fazer pequenos reparos, como costurar um botão ou consertar uma costura solta. Existem muitos tutoriais online que podem ajudar você a adquirir habilidades básicas de costura.

Doe ou recicle roupas antigas

Se você tem roupas que não usa mais, em vez de jogá-las fora, doe para instituições de caridade locais ou para amigos e familiares. Se as roupas estiverem em condições ruins para doação, procure pontos de coleta de reciclagem de tecido em sua região. Muitos materiais de roupas podem ser reciclados e transformados em novos produtos.

Invista em peças duráveis ​​e atemporais

Ao comprar roupas novas, escolher peças duráveis ​​e atemporais, em vez de seguir as tendências passageiras da moda. Opte por materiais de qualidade e designs clássicos que não saem de moda rapidamente. Isso garantirá que suas roupas durem mais tempo e não precisem ser substituídas com tanta frequência.

A moda circular está aí para ajudar tanto as pessoas como o meio ambiente, o importante é fazermos a nossa parte. 

Foto destaque: a moda circular futuro sustentável na moda. Reprodução/ Pinterest. 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo