Notícias

Míssel que atingiu Polônia pode ter sido disparado pela Ucrânia

A Guerra entre a Rússia e a Ucrânia ganhou um novo desdobramento nesta terça-feira (15), quando um míssil atingiu a Polônia e deixou dois mortos. Com a tensão elevada entre os países da Otan, a hipótese é que o míssel era ucraniano.

3 min de leitura
16 Nov 2022 - 12h30 | Atualizado em 16 Nov 2022 - 12h30

O míssel que atingiu uma plantação de grãos na Polônia e deixou dois mortos nesta terça-feira (15) pode ter sido disparado pela Ucrânia. Com essa nova hipótese a tensão criada entre a Rússia e os países da Otan começa a diminuir. O vilarejo atingido, Przewodów, fica a cerca de seis quilômetros da fronteira com a Ucrânia, o que ajuda a sustentar a versão de que um erro de trajetória do sistema antimísseis da Ucrânia causou o acidente.

De acordo com três oficiais americanos que aceitaram falar com a Associated Press em condição de anonimato, as avaliações preliminares sugerem que as forças ucranianas teriam disparado o míssel para reagir aos ataques russos, que deixou Kiev no escuro depois de um ataque a infraestrutura de eletricidade.

Nesta manhã, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden se pronunciou sobre o ocorrido. “Existe uma informação preliminar que contesta isso. Eu não quero afirmar isso antes de a investigação ser concluída, mas pela trajetória do míssil é pouco provável que ele tenha sido disparado da Rússia",  ele declarou.


Joe Biden fala sobre explosão (Foto: Reprodução/ Kevin Lamarque/Reuters)


A Polônia faz parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan),  o que aumentou a tensão  entre a Rússia e outros países-membros, especialmente os Estados Unidos. Um dos artigos do estatuto do grupo prevê a defesa militar de todos os sócios (30 países atualmente) em caso de ataque de um país de fora da organização.

Enquanto isso acontecia em Bali, na Indonésia, uma reunião com os líderes do G20. A Otan se reúne emergencialmente na manhã desta quarta-feira para discutir a explosão ocorrida na Polônia. O chefe do Escritório de Segurança Nacional da Polônia, Jacek Siewiera, cobrou explicações do embaixador russo em Varsóvia e afirmou ter conversado com Jens Stoltenberg, secretário-geral da Otan .

O governo russo afirmou em comunicado que não realizou nenhum ataque próximo à fronteira da Ucrânia com a Polônia. Volodymir Zelensky, presidente da Ucrânia acusou a Rússia pelos ataques.  “Quanto mais a Rússia sentir impunidade, mais ameaças haverá para qualquer um ao alcance dos mísseis russos. Disparar mísseis contra o território da Otan. Este é um ataque de mísseis russos contra a segurança coletiva. Esta é uma escalada muito significativa. Devemos agir”, falou Zelensky.

Os países da Otan, rapidamente se colocaram em contato com a Polônia e aguardam por uma investigação do ocorrido para coordenar os próximos passos a serem tomados.

Foto destaque: Área da explosão isolada pela polícia na Polônia Foto: Reprodução/Kacper Pempel/Reuters

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo