Notícias

Minuta de decreto é a 1ª prova de que Jair Bolsonaro planejou golpe no país

O documento pretendia evitar a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais. Bolsonaro e Anderson Torres terão que prestar explicações a justiça.

13 Jan 2023 - 21h43 | Atualizado em 13 Jan 2023 - 21h43
Minuta de decreto é a 1ª prova de que Jair Bolsonaro planejou golpe no país  Lorena Bueri

A minuta de decreto localizada na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres, na última terça-feira (10), prevendo a decretação de Estado e Defesa no TSE para alterar o resultado das eleições presidenciais, é a primeira prova de que o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) planejou um golpe de estado.


Bolsonaro e Anderson Torres (Foto: Reprodução/Sputnik Brasil)


A avaliação foi feita pela equipe do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), junto com investigadores da Polícia Federal.

Segundo a investigação, o documento complica a situação do ex-ministro da Justiça e de Jair Bolsonaro e ambos terão que justificar o objetivo do decreto. A PF avalia que as explicações do ex-ministro da Justiça não convencem.

Torres disse que o decreto foi uma ideia descartada, que seria triturado, mas os investigadores lembram que ele precisa informar quem foi o dono da proposta.

A cúpula do Palácio do Planalto formou a convicção de que Bolsonaro não se limitou a ameaças, mas planejava um golpe no país.

Flávia Dino, advogado político, vê a situação como “Um elo da corrente golpista”

“É gravíssimo e é a materialidade que mostra o real objetivo dos eventos do dia 8 de janeiro”, disse o Advogado Geral da União, Jorge Messias.

Apesar de Torres negar em suas redes sociais que era intenção do governo baixar o decreto, as declarações feitas por Jair Bolsonaro no passado, corroboram que esse era o objetivo desde o principio, já que o ex-presidente dizia que a eleição de Lula não era legítima.

Do outro lado, a Polícia Federal alega já ter provas contra financiadores e organizadores dos atos golpistas ocorridos no último domingo e vai indiciá-los. O governo de Lula tem pressa nas investigações para que todos os processos cheguem o mais rápido possível ao plenário do STF e os golpistas sejam condenados, impedindo novos ataques aos Três Poderes nacionais.

Foto destaque: Jair Bolsonaro. Reprodução/ Yahoo Notícias

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo