Saúde

Ministro da Saúde vai extinguir a Secovid ainda este mês

A extinção da secretaria é mais uma no conjunto de mudanças oferecidas pelo ministro da saúde, Marcelo Queiroga, sob pressão do atual presidente Jair Bolsonaro pelo fim da pandemia

11 Mai 2022 - 15h03 | Atualizado em 11 Mai 2022 - 15h03
Ministro da Saúde vai extinguir a Secovid ainda este mês Lorena Bueri

A partir do dia 22 de maio, o Ministério da Saúde vai extinguir a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 (Secovid) que foi criada há um ano para concentrar os esforços no combate ao coronavírus. A data declara o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin).

A extinção da secretaria é mais uma no conjunto de mudanças oferecidas pelo ministro da saúde, Marcelo Queiroga, sob pressão do atual presidente Jair Bolsonaro pelo “fim da pandemia”. Com o fim da Secovid, os funcionários serão realocados em outras áreas e outras secretarias da pasta serão compartilhadas com outras secretarias.

Em 22 de abril, foi anunciado pelo ministro o fim da emergência em saúde pública que determina o fim da Espin dentro de 30 dias. O status da doença só pode ser alterado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mas a medida ocorreu após pressão do Palácio do Planalto com a intenção de imprimir uma imagem de fim da pandemia.

Com essa reestruturação, o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 (PNO) e o monitoramento de dados epidemiológicos ficarão concentrados na Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS); As ações “pós covid” ficam sob coordenação da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps), da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Sgets) e da Secretaria de Atenção Especializada à saúde (Saes).

O monitoramento de leitos já era feito pela Saes assim como a rede básica de saúde, os contratos para aquisição de vacina também continuam sob responsabilidade da Secretaria Executiva.

Marcelo Queiroga assumiu o cargo em março de 2021 e a Secovid foi uma das primeiras medidas anunciadas na época, o país estava na casa dos 300 mil mortos pela Covid-19. Em maio, a secretaria foi criada para concentrar os esforços no combate à pandemia. A pasta já trabalhava em alterações para atender as adequações da lei 14.204, de 2021 que modificou a gestão de cargos em comissão.


Presidente Jair Bolsonaro e Ministro da Saúde Marcelo Queiroga. (Foto: Reprodução/O Globo)


Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que a Secovid foi criada para coordenar as ações durante a emergência em saúde pública e que "com o fim da Espin, as ações atualmente atribuídas à Secovid terão continuidade sem prejuízo à população."

Na semana que vem o Ministério da Saúde deve fazer um evento anunciando o fim da secretaria e apresentar o balanço das ações desenvolvidas pela área que atualmente é coordenada pela médica Rosana Leite Melo. 

Melo foi nomeada pelo ministro em junho do ano passado e agora vai deixar o Ministério da Saúde e provavelmente deve voltar para as suas funções na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

 

 

Foto Destaque: Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Reprodução/CNN

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo