Saúde

Ministério da Saúde divulga recorde no número final de inscritos no programa Mais Médicos

Foram 34 mil inscritos para um total de 5970 vagas divididas entre dois mil munícipios brasileiros. Profissionais em áreas mais vulneráveis do Brasil terão bônus.

01 Jun 2023 - 14h34 | Atualizado em 01 Jun 2023 - 14h34
Ministério da Saúde divulga recorde no número final de inscritos no programa Mais Médicos Lorena Bueri

O novo Mais Médicos, programa do Ministério da Saúde, divulgou hoje o número total de inscritos no programa. Foram, no total, 34 mil profissionais inscritos para um total de 5970 vagas. As inscrições se findaram na quarta-feira (31/05). A próxima etapa será a publicação das inscrições validadas no dia 01 de junho e após isso haverá um período de apresentação de recursos por parte dos inscritos e, por fim, a partir do dia 16 de junho, data prevista pelo Ministério da Saúde, será divulgada a primeira lista com a confirmação das vagas com os locais escolhidos. O início dos trabalhos é previsto para o fim deste mês ainda.

O secretário de atenção primária do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes, afirmou que, dos 34 mil inscritos, 19 mil são brasileiros e que estes médicos brasileiros terão prioridade para o preenchimento das vagas. Fernandes diz que o programa está com uma 'cara nova, renovado e ampliado', com diversos incentivos para fixação e especialização dos médicos.

Nesse primeiro momento, o ciclo será de quatro anos, sendo que dois deles serão com foco em medicina da família e comunidade. Os dois anos finais serão destinados a mestrado profissional.


Programa mais médicos bate recorde de inscrições - (Foto: reprodução/Freepick)


De acordo com a secretária titular da pasta, Luciana Maciel, ao fim de quatro anos de ensino em serviço, os médicos podem realizar a prova de título da sociedade e ter três títulos, caso sejam aprovados nas avaliações previstas: especialista Lato Sensu, mestrado profissional e a possibilidade da realização da prova de título de Médico de Família e Comunidade.

O edital do novo Mais Médicos contou com uma novidade pois, ao invés de serem 3 anos, serão agora 4 anos de programa.

Os médicos que forem atuar em locais de difícil acesso irão receber um bônus que irá variar de acordo com a vulnerabilidade e a dificuldade de fixação de médicos. Os valores poderão variar entre 10% e 20% das bolsas que forem pagas aos profissionais. Os médicos que tiverem sido formados no programa FIES poderão receber até 30% do valor no fim dos meses, e, segundo cálculos, esse valor poderá chegar até R$ 475 mil reais.

Foto destaque: Programa mais médicos bate recorde de inscrições – Foto: reprodução/Freepick

 

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo