Saúde

Ministério da Saúde deve liberar terceira dose de vacina contra Covid-19 para adolescentes

A pasta deve publicar nos próximos dias uma portaria definindo os critérios para a imunização do grupo adolescente de 12 a 17 anos. A reunião ocorreu no último dia 6 e foi definido que irá ocorrer a terceira dose para esse público.

18 Mai 2022 - 09h31 | Atualizado em 18 Mai 2022 - 09h31
Ministério da Saúde deve liberar terceira dose de vacina contra Covid-19 para adolescentes  Lorena Bueri

Nos próximos dias, o Ministério da Saúde deve liberar a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 para a faixa etária de 12 a 17 anos. Essa informação foi confirmada exclusivamente ao R7 por dois especialistas que compõem a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 do Ministério da Saúde. 

A reunião do colegiado ocorreu no último dia 6, onde deu permissão para ocorrer a terceira dose dos adolescentes. Somente em breve, o Ministério da Saúde irá publicar uma portaria com todos os critérios para a imunização de tal grupo, que inclui cerca de 20 milhões de pessoas. 

No mês de fevereiro, o Ministério já havia recomendado que fosse feita uma dose de reforço somente para adolescentes imunocomprometidos. 

Naquele período, o Ministério da Saúde orientou que o reforço para o público adolescente com imunossupressão deve ser feito obrigatoriamente com a vacina da Pfizer. A decisão, tomada em fevereiro, foi baseada em estudos científicos que mostram uma redução na efetividade dos imunizantes a partir de quatro meses após a conclusão do ciclo vacinal e na necessidade de reforçar a imunidade em grupos que são mais vulneráveis aos casos graves da Covid-19. A vacina de RNA mensageiro, da Pfizer, consegue produzir uma resposta imune maior quando utilizada como dose de reforço.


  

Nos próximos dias, Ministério da Saúde deve liberar a terceira dose de vacina para os adolescentes. (Foto: Reprodução/R7)


Desde que foi tomada a decisão, para essa nova fase da campanha de vacinação, a pasta está fazendo o planejamento estratégico para fazer a distribuição das vacinas que vão ser necessárias.

Atualmente, de acordo com dados do Localiza SUS, o número de adolescentes de 12 a 17 anos que completaram o esquema de duas doses do imunizante são de 13,1 milhões. 

Bem como ocorreu com os maiores de 18 anos, o intervalo entre a segunda e a terceira doses, de quatro meses, deve ser mantido. Ao ser procurado pelo R7, o Ministério da Saúde ainda não se manifestou.

Foto Destaque: Adolescentes recebendo uma dose do imunizante. Reprodução/Rádio Guaíba.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo