Notícias

Ministério da Saúde define critérios de rescurso do piso salarial da enfermagem

O Ministério da Saúde publicou nesta sexta-feira portaria com critérios para o piso salarial de profissionais da enfermagem. Medidas não foram aprovados por alguns profissionais da área.

13 Mai 2023 - 21h00 | Atualizado em 13 Mai 2023 - 21h00
Ministério da Saúde define critérios de rescurso do piso salarial da enfermagem Lorena Bueri

O Ministério da Saúde publicou nesta sexta-feira (12) no Diário Oficial da União a portaria com os critérios para o repasse dos R$ 7,3 bilhões para o pagamento do piso salarial de profissionais da enfermagem.

A portaria indica que o montante será direcionado via crédito especial para o Fundo Nacional de Saúde para mais de 5,5 mil municípios e 27 unidades federativas.

A definição ocorreu a partir da análise de perfis econômicos e regionais, sendo consideradas redes próprias, conveniadas e entidades filantrópicas ligadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, ocorreu o beneficiamento progressivo para locais com menor Produto Interno Bruto.


Critérios não foram aprovados por alguns enfermeiros. Reprodução/Instagram/@forumnacionalenf


Alguns dos profissionais da área ficaram descontentes com a forma de pagamento do piso prevista pelo Ministério da Saúde, argumentando que o cálculo adotado é feito considerando apenas a carga horária, o que pode deixar alguns dos profissionais de fora do aumento.

Os beneficiários receberão nove parcelas pelo FNS, em seguida os prefeitos e governadores serão responsáveis por direcionar o montante para as unidades de saúde – com um prazo de 30 dias para que isto aconteça.

O aumento do piso salarial para profissionais da enfermagem é algo que tinha sido comentado e reivindicado pelos mais de 2,8 milhões de profissionais no país – número do último levantamento do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

No ano passado, a batalha parecia começar a ter um fim, quando o presidente na época Jair Bolsonaro aprovou o piso aprovado pelo Congresso Nacional. O texto previa um aumento do piso salarial dos enfermeiros contratados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) em setores privado e público para R$ 4.750.

Porém, devido às discussões dos setores envolvidos e divergências pela origem do crédito pelos representantes do estado e município, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu o aumento em setembro de 2022.

As discussões e reivindicações continuaram, com parlamentares solicitando que Barroso reconsidere sua decisão para que a medida seja colocada em prática e o dinheiro seja repassado.

Foto destaque: Lula sancionando o piso salarial dos profissionais da enfermagem. Ricardo Stuckert/PR

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo