Saúde

Ministério da Saúde confirma mais dois casos de varíola dos macacos no Brasil

O Ministério da Saúde notificou mais dois casos novos de varíola dos macacos no Brasil, país chega a 11 casos. Os pacientes são de São Paulo, fazendo com que o estado conte com sete casos

22 Jun 2022 - 10h45 | Atualizado em 22 Jun 2022 - 10h45
Ministério da Saúde confirma mais dois casos de varíola dos macacos no Brasil Lorena Bueri

O Ministério da Saúde notificou mais dois novos casos de varíola dos macacos no Brasil, totalizando onze confirmações da comorbidade. Essas novas detecções de contaminados foram realizadas pelo Laboratório Adolf Lutz através do método de isolamento viral, em São Paulo.

Os dois novos contaminados são homens brasileiros, com idade entre 36 e 38 anos, originários do estado de São Paulo que viajaram para a Europa. Os dois se encontram em quadro clínico estável e estão sendo monitorados pelas Secretarias de Saúde do estado e do município. 


Pessoa com varíola dos macacos. (Foto: Reprodução/Jornal Diário do Aço)


De acordo com o ministério, após comunicado que tratava-se de casos suspeitos de varíola dos macacos já foram adotadas todas as medidas para contenção e controle da doença, tais como o isolamento dos pacientes e o rastreamento de seus contatos.  

Através da Sala de Situação e do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs) Nacional, a pasta continua em articulação junto ao estado de São Paulo com o intuito de monitorar os casos e o rastreamento de contatos.

De acordo com a CNN Brasil, no momento, o país registra 11 casos confirmados, sendo que sete são de São Paulo, dois do Rio Grande do Sul e dois do Rio de Janeiro. Outros dez casos suspeitos continuam sob investigação. Apenas dois dos casos confirmados receberam alta e os demais seguem isolados e sendo monitorados.

Bem como a Covid-19, trata-se de um vírus transmitido via secreções respiratórias e que causa sintomas como febre, mal-estar, dores no corpo e lesões que geralmente começam a se manifestar na cavidade oral. Isso é o que relata Giliane Trindade, membro do comitê do Ministério da Ciência e Tecnologia.


Sintoma da varíola dos macacos. (Foto: Reprodução/Agência Brasil de Notícias)


A profissional aponta para semelhanças e diferenças entre a varíola do macaco e a humana. No caso da última, essa tinha letalidade de até 30% e foi uma das doenças que “mais impactou a humanidade”, lembra a pesquisadora. O vírus que avança atualmente pode provocar a morte de 1% a 10% dos infectados.

A varíola humana, só no século 20, segundo cálculos, matou cerca de 300 milhões de pessoas. Tal doença tornou-se a primeira a ser erradicada da história há mais de 40 anos, quando a OMS certificou o seu fim no ano de 1980, após campanha de vacinação global. 

Foto Destaque: Mais dois casos de varíola dos macacos são confirmados pelo Ministério da Saúde. Reprodução/O Progresso.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo