Notícias

Mineira cria garrafa que gera água potável e ganha prêmio de inventores

A estudante Bárbara Paiva, venceu uma competição brasileira voltada para inventores, ao criar um projeto viável para água potável e representou o país em um evento mundial.

29 Mar 2022 - 19h11 | Atualizado em 29 Mar 2022 - 19h11
Mineira cria garrafa que gera água potável e ganha prêmio de inventores Lorena Bueri

Em um evento promovido pela Red Bull Basement, a estudante mineira Bárbara Gosziniak Paiva, representou o Brasil em uma competição a nível internacional após vencer etapas no país. A marca de bebidas tem este projeto que visa ampliar a criatividade de jovens pelo mundo, ao desenvolverem criações de alta potência e benéfica para o planeta. 

Durante o processo seletivo, ainda feito no Brasil, diversas produções foram criadas, mas a mestranda da Universidade Federal de Ouro Preto, a UFOP, levou a melhor ao desenvolver algo voltado para o bom aproveitamento da água. A ideia que surgiu durante o mestrado de Bárbara, lhe garantiu posteriores classificações.


Bárbara com a medalha do prêmio que ganhou. (Foto: Divulgação/Instagram/Bárbara Gosziniak)


O projeto nomeado ’Aqualux’, foi feito através de uma simples garrafa, que não é tão comum assim. Por meio de uma radiação com um tipo de filtro carregado a luz solar, o produto é capaz de transformar qualquer água em potável. Além disso, a criação foi tão inovadora por ser em algo pequeno e portátil.

Durante uma entrevista no evento, a mineira falou sobre seu desenvolvimento: "O projeto está sendo desenvolvido também pensando em facilitar a vida de esportistas e campistas, mas o foco principal é democratizar a água potável para pessoas que não têm acesso a saneamento básico", disse.

Mas se engana quem pensa que foi fácil. Bárbara passou primeiro por etapas brasileiras até chegar na final do concurso, competindo com 442 outros inscritos no País. Ao se classificar durante o processo, finalmente foi a escolhida para representar sua nação, viajando até Istambul, na Turquia, onde concorreu com outros vencedores nacionais pelo grande prêmio mundial.


Bárbara durante o evento mundial da Red Bull em que representou o Brasil em Istambul, na Turquia. (Foto: Divulgação/Instagram/Bárbara Gosziniak)


Apesar de não ter levado o grande prêmio mundial, que foi entregue a uma dupla dos EUA com um projeto voltado ao ensino simplificado, Bárbara destacou o intuito maior por trás de sua criação e enfatizou a importância do evento. "Pensei em aplicar isso para ajudar as pessoas de forma simples e viável", destacou a jovem inovadora.

 

Foto destaque: Bárbara Gosziniak Paiva durante o desenvolvimento do seu projeto. Divulgação/Donatelo Ferraz/Red Bull

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo