Tech

Microsoft é acusada pelo Google de atividades anticompetitivas no mercado de nuvem

A rivalidade entre as duas empresas de tecnologia é notória, mas o vice-presidente ressalta que não se trata de uma disputa entre elas, e sim da computação em nuvem.

01 Abr 2023 - 10h15 | Atualizado em 01 Abr 2023 - 10h15
Microsoft é acusada pelo Google de atividades anticompetitivas no mercado de nuvem  Lorena Bueri

A Microsoft está sendo acusada pelo Google de adotar políticas anticompetitivas no mercado de computação em nuvem. Ou seja, adotar práticas que podem causar danos à livre concorrência.  De acordo com a Reuters, a big tech criticou os acordos que a Microsoft fez na Europa afirmando não resolver os problemas referentes a licenciamento. Vale lembrar que o mercado de computação em nuvem é liderado pela Amazon, seguido por Microsoft e Google.

Em entrevista para a reuters o vice-presidente do Google Cloud, Amit Zavery, disse que a empresa encontrou como uma ação para que os órgão antitrustes, que regulam conduta e a organização de negócios para promover a concorrência, para se atentarem aos acordos e medidas que estão sendo implementados. 

Diante das acusações, a Microsoft se pronunciou utilizando o comentário feito por seu presidente, Brad Smith. A resposta dizia que a empresa “tem uma saudável segunda posição no mercado de computação em nuvem”. Na quarta-feira(30), o porta-voz da Microsoft disse: “Estamos comprometidos com a comunidade de computação em nuvem da Europa e com seu sucesso”. 


As três empresas lideres do mercado de computação em nuvem. Foto: shutterstock/Michael Vi.


A Microsoft já havia enfrentado problemas relacionados à sua computação em nuvem. Em 2022, a empresa enfrentou uma apuração a respeito de suas práticas de licenciamento do seu serviço de nuvem, pois estava interferindo nos provedores concorrentes da Europa. A empresa se pronunciou afirmando que algumas das reivindicações não eram válidas, mas que iria resolver o problema. 

De acordo com a Reuters, uma fonte disse que a empresa firmou contrato com seus rivais menores que logo em seguida suspenderam as reclamações. Para o vice-presidente do Google, a Microsoft tem se tornado anticompetitiva, dificultando assim a escolha por parte do cliente. “A Microsoft definitivamente tem uma postura muito anticompetitiva na nuvem. Eles estão aproveitando muito de seu domínio nos negócios dentro das empresas, bem como do Office 365 e no Windows, vinculando o Azure e o restante dos serviços em nuvem e tornando difícil para os clientes terem escolha”, pontuou.

A rivalidade entre as duas empresas de tecnologia é notória, mas o vice-presidente ressalta que não se trata de uma disputa entre elas, e sim da computação em nuvem. Para a Reuters ele disse: “A questão não é sobre o Google. Quero deixar isso bem claro. Trata-se da nuvem. A premissa com a computação em nuvem é ter uma maneira aberta e flexível de implantar seu software e oferecer aos clientes mais opções para que possam executar seus softwares em qualquer lugar que escolherem de uma maneira muito mais fácil”.

Foto destaque: Duas pessoas trabalhando de frente uma para a outra, tendo como plano de fundo as logos das duas empresas rivais, a Microsoft e o Google.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo