Notícias

México atualiza lei que proíbe consumo de tabaco em locais públicos

Lista de locais “proibido fumar” é atualizada; Publicidade, promoção e patrocínio da prática é proibida em qualquer meio de comunicação. Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) apoia decisão.

16 Jan 2023 - 13h49 | Atualizado em 16 Jan 2023 - 13h49
México atualiza lei que proíbe consumo de tabaco em locais públicos  Lorena Bueri

Governo mexicano altera lei nacional de controle do fumo, aprovada por unanimidade em dezembro de 2021, que visa garantir ambientes 100% livres de tabaco.

A lista de locais cuja prática é proibida foi ampliada e, desde ontem (15), é proibido fumar em pátios, terraços, varandas, parques de diversões, áreas de concentração de crianças e adolescentes, instalações esportivas, praias, centros de espetáculos e entretenimento, quadras, estádios, arenas, centros comerciais, mercados, hotéis e pontos de transporte.

O decreto, desde sua data de publicação, busca atingir a regulamentação “para a proteção contra a exposição à fumaça do tabaco e suas emissões", por essa razão a lista de proibição da prática em espaços de convívio coletivo foi ampliada. 

De acordo com o site News ONU, a reforma legal busca "estabelecer o controle, promoção e vigilância sanitária" desses produtos e em particular proibir "todas as formas de publicidade, promoção e patrocínio dos mesmos"; o que significa que consumidor só poderá saber a disponibilidade e o preço dos produtos de tabaco por meio de listas escritas com seus preços, mas "sem logotipos, selos ou marcas".

Influenciadores digitais, plataformas de streaming e redes sociais também são proibidos de divulgarem os produtos. E acordo com o decreto, marketing digital do tabaco está expressamente proibido por lei.

No mesmo ano em que o decreto federal foi divulgado e suas ações colocadas em prática Organização das Nações Unidas (ONU), através de seu site “news.un.org” publicou a posição favorável da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) com relação à atitude governamental do México.

“A Opas está destacando o México como um exemplo na luta anti-tacabo. [...] As medidas aprovadas são consideradas pela Opas como um belo exemplo de melhoras práticas para a prevenção e o controle de doenças crônicas”, publicou a ONU News. 


Produtos com tabaco, como cigarros e charutos, são proibidos em locais públicos e escritórios (Foto: Reprodução/News ONU)


Já a associação de empregadores Coparmex, da Cidade do México, de acordo com o site g1 Mundo, rejeitou a medida, alegando um impacto econômico sobre as pequenas empresas que vendem cigarros e uma violação do direito de decisão dos consumidores adultos.

Ainda de acordo com o site da ONU, entre os anos de 2002 e 2009, o consumo de cigarro e similares caiu de 13,5% para 7,7% no México. Aproximadamente 63 mil pessoas morrem por ano de doenças ligadas ao fumo ou à exposição ao tabaco, o que representa 10% das mortes na nação norte-americana. 

 

Foto destaque: México atualiza lei que proíbe o consumo de tabaco em locais públicos - Reprodução/News ONU

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo