Notícias

Meteoro é visto por moradores do Triângulo Mineiro

Moradores das cidades do triângulo mineiro afirmam ter visto um meteoro na noite de sexta-feira (14). Segundo relatos, o fenômeno teria deixado um rastro de luz no céu

15 Jan 2022 - 16h00 | Atualizado em 15 Jan 2022 - 16h00
Meteoro é visto por moradores do Triângulo Mineiro Lorena Bueri

A chegada de um possível meteoro na Terra causou alvoroço no triângulo mineiro na sexta-feira (14). Moradores relataram, em suas redes sociais, que viram um rastro de luz no céu seguido de um barulho alto.

Até o momento, sabe-se que o fenômeno pôde ser visto nas cidades de Uberlândia, Patos de Minas, Nova Ponte, Santa Juliana, Pedrinópolis e Perdizes. O coordenador do Observatório de Astronomia de Patos de Minas, Gilberto Dumont, explicou ao G1 que estações de outros estados também registraram a entrada. A partir disso, os especialistas trabalham com a hipótese de que fragmentos do corpo celeste tenham chegado ao solo.

“Em Patos foi visto também, porém não ouviram o barulho, provavelmente pela distância. Alguns colegas que possuem estação de registro de meteoros também já postaram no grupo. Até uma estação em Bauru (SP) chegou a registrar, porém, bem próximo ao horizonte. Pelo brilho e pelo barulho, alguns colegas já trabalham com a hipótese que algum fragmento tenha chegado ao solo", diz o coordenador.


Câmeras flagraram o momento da queda do corpo celeste. (Foto: Reprodução/Bramon)


O jornal Estado de Minas ouviu algumas testemunhas, que compararam o evento a um terremoto e à explosão de uma bomba. A atendente Jéssica de Paula, moradora de Perdizes, preparava o jantar em casa quando se assustou com o barulho: “Cheguei a sentir alguma coisa tremer, não como um terremoto, mas como um (aparelho de) som com volume bem alto vibrando”, relata. “Estava na rua e vi uma bola vermelha caindo, depois veio o estrondo”, acrescenta a professora Patrícia Bressa.

Um membro da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) contou à rádio Itatiaia que a noite pode ter virado dia por um instante. Marcelo Domingues, que é servidor público associado à empresa, explicou o motivo da sua afirmação: “Em alguns lugares pode realmente ter virado dia durante alguns segundos, por conta da luminosidade. Meteoros tem muita energia”. Além disso, o funcionário esclarece que há a possibilidade de sentir tremores durante a queda de um meteoro, visto que “quando explodem, eles emitem muita energia por conta da onda de choque, então é possível ter tremores de janelas, portas e de imóveis”, conclui.

A Bramon segue com as investigações do ocorrido afim de sinalizar mais características sobre o evento.

 

Foto Destaque: Meteoro. Reprodução/Pixabay.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo