Notícias

Meta anuncia que vai monitorar conteúdo sobre eleições nas redes sociais

Empresa dona do Facebook, Instagram e WhatsApp firma parceria com TSE para tentar combater disseminação de conteúdos falsos sobre as Eleições de 2022;

13 Mai 2022 - 09h30 | Atualizado em 13 Mai 2022 - 09h30
Meta anuncia que vai monitorar conteúdo sobre eleições nas redes sociais Lorena Bueri

A empresa Meta, proprietária do Facebook, WhatsApp e Instagram, anunciou nesta quinta-feira (12) a implementação de um Centro de Operações para Eleições como uma das medidas que serão tomadas para evitar a disseminação de conteúdos falsos nas redes sociais em período eleitoral, em acordo com o Programa de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo a Meta, o ‘centro de monitoramento’ funcionará no Brasil e nos EUA com profissionais de tecnologia que analisarão os conteúdos publicados nas redes sociais usando ferramentas de inteligência artificial com o objetivo de evitar disparos em massa e proliferação de fake news durante as eleições que ocorrerão em outubro.

Conforme a big tech informou, os especialistas atuarão com monitoramento em tempo real de comportamento “inautêntico” de usuários e publicações que representem possíveis interferências nas eleições e diante de denuncias de possíveis violações às regras e políticas das plataformas para garantir a remoção rápida de conteúdos “nocivos”.

Ou seja, de acordo com a empresa, deverá ser monitorado e combatido, por exemplo, páginas e perfis que escondem a verdadeira identidade dos criadores que tentam, de maneira deliberada, manipular o debate público, assim como, também conteúdos que provoquem "supressão de votos", como, imagens manipuladas com informações distorcidas e falsas, e comportamentos que levem à violência durante as eleições.


Meta e TSE firmam acordo de combate a fake news sobre as eleições de 2022. (Foto: Reprodução/Brenda Rocha Blossom/Shutterstock)


A central de monitoramento, que já foi testada em 2018 e 2020, será reforçada em 2022 para operar nos dois turnos do pleito. A Meta não informou quando exatamente começará a atuação da Central, nem a quantidade de colaboradores envolvidos na operação.

Outras ações adotadas pela Meta para o período de eleições são:

- no Facebook e no Instagram:

  • disponibilização da ferramenta “megafone” para a divulgação de mensagens acerca das eleições;
  • rótulo em publicações que falam sobre as eleições, para direcionar as pessoas ao site oficial da Justiça Eleitoral;
  • desenvolvimento conjunto de stickers sobre eleições para o Instagram;
  • lembretes de datas importantes do calendário eleitoral;
  • chatbot na interface do Instagram para facilitar o acesso do eleitor a conteúdos oficiais e relevantes a respeito do processo eleitoral.
  • Canal de denúncias de publicações;

- no WhatsApp:

  • dar privilégio a “mensagens originais”;
  • reduzir o alcance de mensagens encaminhadas;
  • combater aos disparos em massa com ferramentas que identificam o uso automatizado do perfil.

 

 

Foto Destaque: Meta anuncia que vai monitorar conteúdo sobre eleições nas redes sociais. Reprodução/IF.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo