Empreendedorismo

Meta Smart: saiba o que é e como implementar essa metodologia no seu negócio

A utilização de técnicas como Meta Smart é uma maneira de definir e dar uma direção no planejamento do seu negócio, além de ajudar a entender por que é importante realizá-las.

14 Nov 2022 - 15h00 | Atualizado em 14 Nov 2022 - 15h00
Meta Smart: saiba o que é e como implementar essa metodologia no seu negócio Lorena Bueri

Meta Smart se refere a uma metodologia voltada para o desenvolvimento de metas úteis, que auxilia na escolha de pequenos objetivos em processos, projetos ou negócios,  ajudando a definir expectativas e ações para potencializar suas chances de alcançá-las.

De acordo com Serasa Experian: "toda empresa deseja otimizar seus resultados, aumentar a produtividade dos colaboradores, vender mais e melhorar seu nível de produção. Porém, nada disso pode ser alcançado sem antes definir objetivos claros por meio de metas". Assim, no lugar de objetivos vagos, a configuração das Metas Smart cria trajetórias com direção a objetivos claros e uma estimativa de como atingir a meta. Na medida que os resultados aparecem, há mais entendimento por parte da equipe, mais produtividade e eficiência.

As principais vantagens de implementar a técnica no negócio é obter clareza, benefício que só se consegue se há uma visão bem estabelecida dos próximos passos, como uma melhor comunicação e alinhamento por parte da equipe.

Junto com a clareza é preciso a capacidade de planejar, com o uso dessa metodologia, é possível ver com mais organização o seu objetivo, além de definir prazos, para que a empresa não perca tempo. Outra vantagem é o monitoramento, se não houver um acompanhamento, será muito difícil obter um resultado satisfatório, e parte das metas smart é justamente o monitoramento.


Meta Smart: saiba o que é e como implementar essa metodologia no seu negócio (Foto:Destaque/Pinterest)


Mas como criar boas metas? Como utiliza-las no dia a dia?

Para isso precisa compreender como aplicar as Metas Smart no seu negócio, dessa forma, qualquer meta ou objetivo pode ser criado por meio dessa metodologia SMART, se seguir os critérios de ser:

Especifico

Esse é o primeiro passo para implementar a metodologia, qualquer meta que escolha deve estar bem definida. Perguntas como: O quê? Por quê? Quem será o responsável? Como? e, Onde? Podem ajudar chegar em uma melhor definição.

Mensurável

É fundamental que a meta seja mensurável. Determinar critérios específicos e acompanhar os resultados até a sua conclusão. Relatórios são um exemplo bom de colocar essa parte em prática.

Atingível

Mais importante do que definir as metas, é necessário que sejam realizáveis. O objetivo da empresa precisa ser possível com as condições atuais da mesma.

Relevante

Está ligado diretamente ao anterior. É preciso olhar as condições do negócio para entender até onde a empresa pode avançar. Olhar o cenário interno como a economia, para ter noção do impacto nesse processo.

Temporal

Por fim, determinar um prazo para a conclusão da meta. Dessa forma ajudará a equipe, motivando a cumprir aquela determinada função.

Foto Destaque: Meta Smart: saiba o que é e como implementar essa metodologia no seu negócio:Reprodução/Pinterest

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo