Bem Estar

Mês da Mulher: Reconstrução mamária mais acessível

Iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso para as mulheres que precisam da cirurgia plástica via Sistema Único de Saúde - SUS

02 Mar 2023 - 08h40 | Atualizado em 02 Mar 2023 - 08h40
Mês da Mulher: Reconstrução mamária mais acessível Lorena Bueri

Nova portaria do Ministério da Saúde, anunciada recentemente, aprova o recurso de R$105 milhões para a reconstrução mamária no SUS destinada às mulheres mastectomizadas (submetidas à retirada dos seios para o tratamento do câncer de mama). Para Lydia Masako Ferreira, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, trata-se de uma iniciativa de grande impacto social, pois a qualidade de vida é comprovadamente melhorada para as mulheres que têm acesso a essa cirurgia.

“A reconstrução mamária é fundamental para restabelecer as integridades física e emocional da paciente após o trauma. Sabemos, inclusive, que o acesso a essa cirurgia aumenta a aderência das mulheres aos tratamentos contra o câncer”, informa Dra. Lydia Masako Ferreira.

Mais de 20 mil mulheres no Brasil estão na fila de espera para fazer cirurgia de reconstrução mamária na rede pública. O número é preocupante uma vez que a incidência desse tumor no país é crescente. Segundo o Instituto do Câncer, só em 2022, foram mais 66 mil novos casos. A taxa demonstra a magnitude do problema e a nova portaria explicita a preocupação federal com o tema. “Atualmente não se pode dissociar o tratamento do câncer da realização da reconstrução mamária. Sabemos, inclusive, que o acesso a essa cirurgia aumenta a aderência das mulheres aos tratamentos contra o câncer de mama”, informa Lydia Masako Ferreira.

Desde 2018, a reconstrução mamária pós-mastectomia é garantida por lei (13.770) e pode ser exigida pelas mulheres que terão de passar pela mastectomia.

Reconstrução mamária

A cirurgia de reconstrução é realizada logo após a retirada do tumor quando há condições técnicas, caso não seja possível realizar imediatamente, a paciente será encaminhada para acompanhamento e terá garantida a realização da cirurgia após alcançar as condições clínicas necessárias.

Atualmente, o protocolo mais utilizado de tratamento prevê a cirurgia seguida de quimioterapia e radioterapia. Em alguns casos, podemos ver a quimioterapia ser administrada antes, mas ainda assim, a cirurgia tem de ser feita, afirma Dr. Alexandre Piassi, cirurgião plástico e diretor do DEMID da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. “Mesmo quando o tumor desaparece após a quimioterapia neoadjuvante, a conduta hoje é realizar a cirurgia e retirar os tecidos da região afetada pela doença, com uma margem de segurança”, explica.

Para as mulheres que não conseguiram realizar a cirurgia de reconstrução imediatamente, a indicação é esperar um período. “A quimioterapia costuma durar seis meses e a radioterapia um mês. Só após oito meses da finalização das sessões de radioterapia que é indicado realizar a cirurgia, pois durante esse período a cicatrização fica prejudicada”, completa.

Conheça os tipos de reconstrução mamária

O procedimento cirúrgico depende de vários fatores, entre eles o tamanho da mama, a localização e tipo do tumor e o tipo da cirurgia realizada pela equipe de mastologia. Alguns tipos de cirurgia mamárias mais realizadas:

• Mastectomia poupadora de pele: O tumor é removido e quase todo tecido mamário também, porém a pele da mama é poupada.

• Cirurgia conservadora: um quarto ou menos da mama é retirado, dependendo da característica do tumor.

• Mastectomia não poupadora de pele: é extraída a mama em sua totalidade, tumor, parênquima mamária (conjunto de células que são responsáveis pela função de um determinado órgão) e uma porção grande da pele.

A reconstrução da mama é realizada para restabelecer a forma estética. Restaura-se o volume e o formato, e após um período - de três a seis meses - é realizada uma avaliação para verificar se serão necessários reparos como um enxerto de gordura, por exemplo.

Para a reconstrução da mama, o volume é reconstituído com implantes de silicone ou retalhos. Para a área dos mamilos muitas vezes recorre-se à tatuagem que traz resultados bem satisfatórios.

Mulheres de qualquer idade podem fazer a reconstrução. Só há contraindicações relativas para casos clínicos graves como problemas cardíacos, casos de obesidade ou doença muito avançada.

A reconstrução mamária impacta positivamente a vida da mulher, ajudando-a a resgatar a autoestima e o bem-estar psicológico que a impulsionam para um dia a dia com mais qualidade e saúde. “Há estudos científicos que, inclusive, comparam a retirada da mama com a mutilação genital no homem. Mas a reconstituição mamária ameniza essa perda, resgatando a dignidade, a autoestima e a qualidade de vida da mulher. Por isso a importância da cirurgia plástica no tratamento global do câncer de mama”, conclui Piassi.

Foto Destaque: Reprodução

VEJA TAMBÉM

A Fazenda 15: Márcia Fu e Jaquelinne reprovam algumas atitudes de Nadja Lorena Bueri

A Fazenda 15: Márcia Fu e Jaquelinne reprovam algumas atitudes de Nadja

Em conversa, a ex-atleta e a influenciadora apontam pontos negativos da personalidade de Nadja, mas chegam a conclusão que existem pessoas piores no jogo
Pesquisa inova ao prever falhas em órgãos do corpo Lorena Bueri

Pesquisa inova ao prever falhas em órgãos do corpo

Estudo aponta que há indivíduos de 50 anos ou mais que têm pelo menos um órgão envelhecendo em um ritmo acelerado, cientistas podem determinar a idade do órgão através de exames de sangue
A Fazenda 15: Márcia Fu e Nadja Pessoa trocam elogios antes da Roça Lorena Bueri

A Fazenda 15: Márcia Fu e Nadja Pessoa trocam elogios antes da Roça

Alguns momentos antes de começar a Roça, e sabermos o eliminado da semana, Marcia Fu conversou com Nadja e agradeceu a peoa por nunca a ter sabotado dentro do programa
Americanas demite cerca 5.500 funcionários em uma semana  Lorena Bueri

Americanas demite cerca 5.500 funcionários em uma semana

A empresa, que segue em recuperação judicial, realizou demissão em massa, deligando cerca de 5.500 funcionários e anunciou a abertura de 7 mil vagas em funções temporárias
Governos vigiam usuários através de notificações em dispositivos Apple e Google Lorena Bueri

Governos vigiam usuários através de notificações em dispositivos Apple e Google

Carta ao Departamento de Justiça revela pressões de autoridades estrangeiras por monitoramento de dados de usuários Apple e Google e o impacto na privacidade dos usuários das redes
Inovação para assinantes: Elon Musk lança Grok, o chatbot de alta tecnologia para usuários do X Lorena Bueri

Inovação para assinantes: Elon Musk lança Grok, o chatbot de alta tecnologia para usuários do X

Elon Musk revela planos para lançamento de um novo chatbot, como concorrente do ChatGPT, mais avançado chamado Grok. O objetivo é aprimorar a experiência dos assinantes da plataforma X
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo