Saúde

Meningite: Sintomas, Tratamento e Prevenção

Meningite, infecção considerada grave, é causada por um vírus ou uma bactéria e é transmitida pelas vias respiratórias. Saiba mais sobre o tratamento e a prevenção da doença.

01 Mar 2022 - 10h30 | Atualizado em 01 Mar 2022 - 10h30
Meningite: Sintomas, Tratamento e Prevenção Lorena Bueri

A doença é uma inflamação que se instala nas meninges - membranas que envolvem e protegem o cérebro, a medula espinhal e outros locais do sistema nervoso central. Existem diversas causas, mas o motivo principal é quando um vírus ou uma bactéria ataca e consegue abater as defesas do organismo, afetando as meninges. Em princípio, qualquer pessoa pode contrair, mas as crianças menores de 5 anos estão mais sujeitas à doença, porquê ainda não geraram anticorpos suficientes.

De modo geral, o contágio acontece pelas vias respiratórias - através de gotículas expelidas pela boca -, de uma pessoa para outra ou ainda, por alimentos e água contaminados. Inclusive, até aqueles que não estão infectados, em razão dos anticorpos adquiridos, podem transmitir a doença. Ademais, a meningite é considerada grave pelos médicos e é recomendável estar atento aos sinais, pois quando diagnosticada precocemente, existe uma maior chance de ser curada sem deixar sequelas no paciente. O caso da doença também tem que ser informado às autoridades sanitárias, através do médico ou hospital onde o indivíduo está recebendo tratamento.

Sintomas
– febre alta;
– dor de cabeça intensa;
– vômitos;
– rigidez e dor no pescoço e articulações;
– manchas vinhosas na pele;
– sonolência e desânimo, entre outros.


Sintomas da Meningite. (Foto: Reprodução/BeepSaúde)


Tratamento
De acordo com a matéria do Drauzio Varella, dependendo da gravidade e do tipo da meningite, o tratamento tem que ser iniciado quanto antes, dado que a doença pode deixar sequelas ou ser fatal. Caso a meningite seja bacteriana, o tratamento é feito com antibióticos injetáveis. Mas se for do tipo que é causado por fungos ou pelo bacilo da tuberculose, o tratamento é mais complexo e prolongado, no qual são introduzidos antibióticos e quimioterápicos por via oral ou endovenosa. Enquanto nas meningites virais não existe tratamento adequado, no lugar são administrados medicamentos antitérmicos e analgésicos para aliviar os sintomas.

Prevenção
Na medicina já existem vacinas - alternativa mais eficaz -  contra alguns tipos de meningite, entretanto elas não são recomendadas para menores de 18 meses. O medicamento protege, efetivamente, em um intervalo de tempo que dura de 1 a 4 anos. Além da vacinação, existem outras formas de prevenção como: evitar aglomerações, deixar os ambientes ventilados e manter a higiene, como lavar as mãos e não compartilhar utensílios.

Foto Destaque: Meningite. Reprodução/BeepSaúde

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo