Empreendedorismo

Melhorando a sua rotina de trabalho para beneficiar à saúde mental e física

Deve-se tomar medidas para que o trabalho não destrua a sua saúde mental e física, muito trabalho sem descanso pode ser fatal, colocando a sua saúde em risco.

29 Nov 2022 - 19h00 | Atualizado em 29 Nov 2022 - 19h00
Melhorando a sua rotina de trabalho para beneficiar à saúde mental e física Lorena Bueri

Existem benefícios conhecidos de reservar um período de férias, muitos empreendedores e funcionários têm dificuldade de se desprender totalmente do trabalho durante os dias que seria de descanso. Além dos impactos que isso pode trazer aos negócios, existem riscos ainda mais nocivos à saúde.

O vício em trabalho pode levar a síndrome de burnout ou síndrome do esgotamento profissional, sendo um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita responsabilidade e competitividade. A principal causa da doença é precisamente o excesso de trabalho.

A compulsão por trabalho é um tipo de comportamento obsessivo em que a pessoa possui dificuldade para desligar-se do trabalho. O expediente termina, mas a mente não se afasta das demandas profissionais, se tornando um obstáculo.

É necessário buscar por atividades que coloquem seu cérebro no modo descanso, de maneiras diferentes. Isso ajuda, inclusive, a criatividade a fluir durante o descanso e após. Não é necessário esperar as férias chegarem para adotar uma postura de bem-estar.


Soldado orando (Foto: Reprodução/ RODNAE Productions/ Pexels)


Pelo bem da saúde, especialistas reiteram uma recomendação óbvia: descansar é necessário, por uma série de fatores que incluem desde recuperar as energias mentais e físicas até evitar quadros de estresse e depressão. Algumas dicas, mesmo que simples, podem ser uteis para ajudar a “relaxar”.

Desde uma pequena oração à meditação podem ajudar a relaxar, para aqueles que não têm tempo de jeito nenhum, isso ajuda e é rápido, apenas alguns minutos são necessários e em qualquer lugar é possível, mesmo que sem silêncio.

Massagens, uma caminhada longa, para uns dormir é a resposta e para outros sentar, fazer uma pipoquinha e relaxar com um filme clássico. Não há riscos de gastar para relaxar, pode ser fazer inúmeras coisas sem pagar um tostão. O objetivo é descansar, mesmo que por alguns minutos deve ser obrigatório

Garantir a renda no final do mês consome muito qualquer um. Trabalho é importantíssimo, mas o descanso também e a busca por ser 'produtivo' está associada ao pensamento de que durante o descanso 'você não está fazendo nada' é uma receita para o fracasso. Tanto o seu corpo, como sua mente precisam do descanso para se manterem saudáveis.

 

Foto destaque: Empresário saturado. Reprodução/ Gustavo Fring/ Pexels

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo