Saúde

‘Melhora da morte’: Neurocientista explica porque pacientes melhoram antes de morrer

O processo de melhora pouco antes da morte pode estar relacionado ao cérebro

10 Jan 2023 - 17h50 | Atualizado em 10 Jan 2023 - 17h50
‘Melhora da morte’: Neurocientista explica porque pacientes melhoram antes de morrer Lorena Bueri

É muito comum, em especial em pacientes em estados graves, que haja uma melhora súbita e significativa pouco antes do falecimento, o que para muitos está ligado à espiritualidade, é conhecido como “melhora da morte” e a ciência possui diversas hipóteses para explicar esse fenômeno.

Devido à dificuldade de se realizar exames médicos potencialmente invasivos em pacientes em estado grave para explicar melhor a situação, nenhuma das hipóteses foi comprovada cientificamente ainda, mas de acordo com o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano, o cérebro pode exercer um importante papel nesse processo.

Eu arrisco dizer que esse fenômeno tem relação direta com o aumento da produção de neurotransmissores no cérebro como endorfina, adrenalina e dopamina como um último recurso, e em alguns casos, com a remoção de medicamentos que causam efeitos colaterais”. Afirma

A hipótese da descarga de hormônios é reforçada por especialistas, acreditando-se ser uma última tentativa de manter o corpo funcionando mesmo em estados críticos de saúde, mas após o esgotamento dos estoques das substâncias no cérebro e a paralela deterioração irreversível dos órgãos, o efeito cessa e causa uma consequente piora e a morte do paciente, essa é uma das possibilidades mas endossadas pela ciência para o fenômeno.

Foto Destaque: Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo