Saúde

Melasma: conheça as causas e os sintomas da condição

Problema de pele comum que causa manchas escuras e descoloridas na pele, o melasma é inofensivo e mais frequente em mulheres do que em homens e alguns tratamentos podem ajudar.

15 Jun 2022 - 15h35 | Atualizado em 15 Jun 2022 - 15h35
Melasma: conheça as causas e os sintomas da condição Lorena Bueri

Doença de pele comum, o melasma é uma condição que faz com que manchas – que são mais escuras do que o tom de pele de uma pessoa – apareçam tipicamente no rosto, mas que podem surgir em várias partes do corpo. O melasma pode ser encontrado principalmente em indivíduos com pele marrom clara para tons de pele mais escuros, especialmente em áreas com alta exposição ao sol.

As mulheres são particularmente suscetíveis ao melasma, que pode se apresentar como manchas marrons no rosto, especialmente nas bochechas, na ponte do nariz e na testa. A condição geralmente escurece e clareia com o tempo, muitas vezes piorando no verão e melhorando no inverno.

O principal sintoma do melasma é a hiperpigmentação – o desenvolvimento de manchas descoloridas da pele ou tom de pele irregular. A descoloração não gera nenhum dano físico, mas a pessoa pode se sentir desconfortável sobre a forma como se apresenta.


O melasma requisita cuidados com a pele. (Foto: Reprodução/Shutterstock)


Os dermatologistas encontram facilmente a maioria dos casos em diagnóstico durante um exame visual. No entanto, uma vez que o melasma pode se assemelhar a outras condições de pele, o dermatologista pode realizar uma pequena biópsia durante a visita inicial. O procedimento envolve a remoção de uma porção muito pequena do tecido para exame adicional em um laboratório. Isso pode ajudar a descartar outras condições.

O tratamento nem sempre é necessário para a doença. Se as alterações hormonais, como as que ocorrem durante a gravidez ou durante a tomada de pílulas anticoncepcionais, causaram o melasma, ela vai desaparecer após o parto ou uma vez que uma pessoa para de tomar as pílulas. Para evitar o desenvolvimento da condição, um dermatologista provavelmente recomendará um protetor solar de alto fator.

Dependendo da pessoa, as manchas podem sumir por si só, serem permanentes ou responderem ao tratamento dentro de alguns meses. A maioria dos casos vai desaparecer com o tempo e, especialmente, com boa proteção da luz solar e outras fontes de luz. Infelizmente, não há tratamento definitivo que fará automaticamente melasma ser eliminado.

Apesar disso, há coisas que podem ser feitas para se certificar de que a condição não irá piorar e para minimizar a aparência da descoloração. Usar roupas de proteção é especialmente importante se estiver no sol por um longo período de tempo. Caso esteja preocupada sobre a doença de pele, é recomendado que a pessoa procure grupos de apoio locais ou conselheiros. Conhecer outras pessoas com a condição ou falar com alguém pode ajudar.

Foto destaque: A imagem mostra manchas de melasma no rosto. Reprodução/Getty Images

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo