Saúde

Média móvel de óbitos por Covid-19 sobe no Brasil

Média móvel de mortes por Covid-19 volta a registrar aumento no Brasil. Com um aumento de cerca 31% nos casos fatais, passando de 93 para 122 em todo o território nacional.

30 Abr 2022 - 14h00 | Atualizado em 30 Abr 2022 - 14h00
Média móvel de óbitos por Covid-19 sobe no Brasil Lorena Bueri

Nesta última sexta-feira (29), o Brasil registou 185 óbitos e 14.122 casos de Covid-19, de acordo com os dados atualizados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). 

Após um período de baixas na média móvel diária de mortes, em uma semana voltou a crescer e alcançou a marca de 125 casos fatais. Este número representa um aumento significativo de 31% se comparado à sexta-feira da semana anterior (22), quando a média diária de óbitos foi de 93 e a de casos foi de 13.478. 

Estes índices abrangem os últimos sete dias e serve como forma de acompanhar os indicadores da situação epidemiológica do país sem as eventuais distorções causadas por subnotificações aos finais de semana. Desde o início da pandemia, em março de 2020, o Brasil já registrou 663.410 óbitos e soma mais de 30.433.042 infecções por covid-19.


Vacina da Covid-19 (Reprodução/Unsplash)


Apesar de o cenário ser favorável, a pandemia ainda não acabou, como aponta a Fiocruz em seu último boletim do Observatório de Covid-19 divulgado nesta última sexta-feira (29). 

"Mantido o atual padrão, espera-se para as próximas semanas a tendência de redução também dos indicadores que mais preocupam a população e os serviços de saúde: a mortalidade e internação em UTI por covid-19", afirma a Fiocruz no boletim.

Especialistas também alertam sobre a disparidade no índice de vacinação entre os municípios. 

"Em termos de tamanho de população e percentuais de pessoas vacinadas, destaca-se São Paulo (90% com primeira dose, 86% com a segunda dose e 56% com a terceira dose) e no outro extremo Amapá e Roraima (menos de 65% para a primeira dose, 50% para a segunda dose e 14% para terceira dose)", alerta o boletim.

"Políticas e ações para a ampliação da vacinação nos estados que apresentam menor cobertura, assim como campanhas estimulando a vacinação nos diversos meios de comunicação", recomenda a Fiocruz.

A Fiocruz também recomendou que aja uma política e ação nos estados com o índice de vacinados para que mais pessoas imunizadas e assim a pandemia se aproxime do fim em território nacional.

Foto destaque: Homem sendo vacinado. Reprodução/Unsplash

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo