Saúde

Média móvel de mortes por covid volta a subir

A média móvel de mortes por dia chegou a 72 nesta quinta-feira em meio a um aumento significativo do número de casos registrado em todos os estados, especialistas reforçam a necessidade de se vacinar.

3 min de leitura
25 Nov 2022 - 10h40 | Atualizado em 25 Nov 2022 - 10h40

Nas últimas 24 horas o Brasil registrou 69 mortes pela Covid-19. Nesta quinta-feira (24), a média móvel diária de óbitos era de 72, o que representa um aumento de 56% em comparação com 14 dias atrás.

Nesse período foram contabilizados 22.637 novos casos da doença, que totalizam 35.104.673 infecções desde o início da pandemia em 2020. A média móvel de casos está em 19.090, alta de 126% em relação aos números de 14 dias atrás. O balanço mais recente foi divulgado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e apontam o total de 689.341 mortes ocorridas em decorrência do coronavírus.

A média móvel do dia é comparada à de duas semanas atrás por recomendação dos especialistas devido ao tempo de incubação do coronavírus. Variações no número de mortes ou de casos de até 15%, para mais ou para menos, não são consideradas significativas. Já percentuais acima ou abaixo disso podem representar uma tendência de crescimento ou queda.


Teste de covid positivo (Foto: Reprodução/ Suamy Beydoun/AGIF)


 O aumento do número de casos graves foi registrado em ao menos 15 estados de acordo com um boletim divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta semana, o que aponta para o surgimento de uma nova onda. Os números do levantamento são relacionados às últimas seis semanas.

A maior parte dos infectados é maior de 60 anos e os especialistas alertam para a necessidade de cumprir o esquema vacinal completo, com as quatro doses disponíveis para garantir maior proteção contra o agravamento da doença. Houve um aumento também na procura por exames, uma alta de 194% nos exames realizados entre os dias 5 e 11 de novembro. Da mesma forma, a quantidade de testes positivos na rede privada também aumentou nesse período passando de 23,1% (entre 29 de outubro e 4 de novembro) para 39,9%. Algumas prefeituras já começam a recomendar novamente o uso de máscara em locais fechados, transportes públicos e instituições de saúde.

 

Foto destaque: Idosos usam máscara em ruas de São Paulo. Reprodução/ Rovena Rosa/ Agência Brasil

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo