Money

McDonald's anuncia que vai fechar suas unidades na Rússia temporariamente

Famosa rede de fast-food, McDonald's informou que vai fechar, por tempo indeterminado, todos os seus restaurantes na Rússia devido à invasão à Ucrânia por Moscou.

09 Mar 2022 - 10h10 | Atualizado em 09 Mar 2022 - 10h10
McDonald's anuncia que vai fechar suas unidades na Rússia temporariamente Lorena Bueri

A rede de fast-food McDonald's anunciou nesta terça-feira (8) que vai fechar, por tempo indeterminado, todas as 847 unidades na Rússia, seguindo a estratégia utilizada por outras multinacionais que decidiram interromper suas atividades no país devido à invasão à Ucrânia. A rede enfatizou que vai continuar a pagar os salários de seus 62 mil funcionários.

A decisão tomada pela rede acaba por ter uma “importância simbólica” na Rússia, onde, em 1990, o centro de Moscou foi o primeiro local no país a receber um restaurante da rede. Dessa forma, marcando o crescimento do capitalismo após o declínio da União Soviética.

O primeiro restaurante do famoso fast-food norte-americano a abrir em Moscou foi há 32 anos, mesma época em que a União Soviética desabou. A chegada do McDonald's acabou por marcar o afrouxamento de tensões causadas pela Guerra Fria.


McDonald's vai fechar, temporariamente, suas atividades em solo russo. (Foto: Reprodução/Money Times)


O presidente-executivo do McDonald's, Chris Kempczinski, informou nesta terça-feira em mensagem publicada no site da empresa que: “É impossível prever quando poderemos reabrir nossos restaurantes na Rússia (...) Estamos passando por interrupções em nossa cadeia de suprimentos, juntamente com outros impactos operacionais. Também monitoraremos de perto a situação humanitária”

Na território russo, dos praticamente 850 locais de operação do fast-food, 84% são propriedade da empresa norte-americana e as demais são administradas por um franqueado com sua sede em Moscou, a Rosinter Restaurants Holding. 

Além da gigante do fast-food, outras empresas de renome que pararam suas atividades foram a Coca-Cola e a Pepsi. A primeira, em comunicado, informou que: “Nossos corações estão com as pessoas que estão sofrendo os efeitos inconcebíveis desses trágicos eventos na Ucrânia, Continuaremos a monitorar e avaliar a situação à medida que as circunstâncias evoluem”

A concorrente Pepsico, responsável pela Pepsi e outras bebidas, anunciou sua saída por intermédio de uma carta de Ramon Laguarta, CEO da empresa. Nela, Larguarta diz que: “A Pepsi-Cola entrou no mercado no auge da Guerra Fria e ajudou a criar um terreno comum entre os Estados Unidos e a União Soviética. No entanto, devido aos terríveis eventos ocorridos na Ucrânia, anunciamos a suspensão da venda da Pepsi-Cola e de nossas marcas globais de bebidas na Rússia, incluindo 7Up e Miranda. Também suspenderemos os investimentos de capital e todas as atividades publicitárias e promocionais na Rússia”

 

Foto Destaque: McDonald's anuncia que vai fechar seus restaurantes na Rússia por tempo indeterminado. Reprodução/Época Negócios - Globo.com.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo