Bem Estar

Mastigação incorreta pode causar alterações na aparência e aumento de peso

Saiba de que forma é possível evitar problemas mastigatórios

19 Jan 2023 - 15h05 | Atualizado em 19 Jan 2023 - 15h05
Mastigação incorreta pode causar alterações na aparência e aumento de peso Lorena Bueri

A primeira etapa do processo digestivo acontece na boca: a mastigação é uma função mecânica responsável por fragmentar o alimento, que entra em contato com a saliva e se torna uma massa facilmente digerida. Contudo, quando feita de forma inadequada, decorrente de algum déficit funcional, os processos envolvidos no ato mastigatório podem provocar determinadas alterações na aparência do rosto, dos elementos dentários e até mesmo estimular o ganho de peso. Especialistas recomendam atenção a esse processo na hora das refeições.

De acordo com o professor Ezequiel Ortiz Rosa, os mecanismos do sistema nervoso central e do sistema sensório motor se confundem quando há irregularidades na mordida e no encaixe entre a mandíbula e o maxilar, o que é conhecido como oclusão dentária. “Quando comemos devagar e podemos mastigar a comida mais vezes, o cérebro consegue assimilar melhor a digestão e, assim, o ponto de saciedade ocorre de forma correta e mais rapidamente”, explica.

O indicado pelo dentista é que o alimento seja mastigado de 20 a 30 vezes antes de ser deglutido, de acordo com as diferentes texturas e resistências. Ao engolir as refeições com pressa, sem a trituração adequada, o sistema cognitivo demora a receber avisos sobre o que foi ingerido e é possível que a quantidade de calorias consumidas seja maior do que a necessária. Essa sobrecarga irá dilatar o estômago e estimular o sobrepeso.

As proporções do rosto também sofrem danos com a disfunção mastigatória, que causa pequenas diferenças entre os dois lados da face, além de forçar o desalinhamento da estrutura dentária. A assimetria facial acontece quando o paciente tem o costume de mastigar em apenas um lado da boca, o que demanda esforço da musculatura fixada à mandíbula de forma desigual e exerce pressão desequilibrada entre a arcada superior e inferior.

O professor da Anhanguera destaca algumas dicas para a mastigação ideal:

Boca fechada. Os lábios devem estar fechados enquanto o indivíduo come, para facilitar a movimentação da língua e permitir a rotatividade do alimento dentro da boca.

Dois lados. Os músculos relacionados à mastigação devem ser utilizados de forma equivalente e, para isso, é importante que os dois lados da boca trabalhem nesse processo de forma simultânea ou alternada.

Repetição. Não é indicado engolir pedaços inteiros ou grandes durante as refeições e é preciso triturar o alimento o suficiente para a ingestão agradável. Cada grupo de dentes possui sua devida função no processo de trituração e mastigação dos alimentos.

Saúde dos dentes. A dentição precisa estar em ótimo estado para que a mastigação aconteça de forma eficaz. Para isso, é necessário manter visitas periódicas a um dentista graduado com o intervalo mínimo de 6 meses a cada consulta.

Foto Destaque: Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo