Notícias

Máscaras deixam de ser obrigatórias no Rio de Janeiro

Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro acabou com a obrigatoriedade de máscaras em qualquer ambiente, aberto ou fechado, da capital. A decisão foi publicada hoje, no Diário Oficial do Rio

07 Mar 2022 - 13h57 | Atualizado em 07 Mar 2022 - 13h57
Máscaras deixam de ser obrigatórias no Rio de Janeiro Lorena Bueri

Após dois anos de uso contínuo, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), assinou um decreto, na tarde de hoje (7), com o fim da obrigatoriedade das máscaras em qualquer lugar da cidade.

Segundo Paes, uma reunião com o Comitê Científico determinou que, pela melhora no cenário epidemiológico, com queda no número de mortes e aumento no número de vacinados, a decisão de uma maior flexibilidade foi feita.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, afirmou que, mesmo após a liberação para o não uso da máscara, o passaporte vacinal ainda será exigido até a cidade completar 70% da população adulta com a dose reforço. Atualmente, o índice está em 54%.

“Hoje é cada vez mais difícil ver um caso grave de Covid no Rio por causa da nossa alta cobertura vacinal. Temos a menor transmissão desde o começo da pandemia, de 0,3, e uma positividade menor que 5%, com uma redução gradativa ao longo das últimas semanas”, ressaltou o secretário.


Decreto de Eduardo Paes, publicado na edição extra do Diário Oficial  (Foto: Reprodução/Diário Oficial do Município do Rio)


Porém, o secretário continuou afirmando que, em alguns casos, ainda será recomendado o uso de máscaras.

“Importante enfatizar que as pessoas que possuem imunossupressão ou comorbidades graves e que não tenham se vacinado sigam usando máscara. Pessoas que estão com sintomas respiratórios também devem usar máscara para evitar transmissão” completou.

Quanto as crianças, de acordo com o médico pediatra e membro do comitê científico, Daniel Becker, a recomendação é de que as crianças que ainda não possuem as duas doses, continuem com a utilização das máscaras. As escolas também terão a liberdade de escolher se será ou não obrigatório dentro do ambiente.

“Foi um consenso. Os dados epidemiológicos são favoráveis. Este é o melhor momento para liberar as máscaras”, disse Becker.

O Rio de Janeiro é a primeira capital do país a desobrigar o uso de máscaras em todos os lugares, em algumas outras regiões, como Belo Horizonte, a não obrigatoriedade só se aplica em lugares abertos, como ruas e praças.

Foto Destaque: Primeiro dia de flexibilização do uso de máscara em lugares abertos no estado do Rio Crédito: Divulgação/ Fernando Frazão/ Agência Brasil

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo