Cinema/TV

Marvel Studios é denunciada por artista de efeitos visuais por práticas abusivas

Marvel Studios é denunciada por artista de efeitos visuais por práticas abusivas. O profissional revela: "Um ou dois meses antes do lançamento, eles pedem para a gente mudar todo o terceiro ato"

27 Jul 2022 - 11h34 | Atualizado em 27 Jul 2022 - 11h34
Marvel Studios é denunciada por artista de efeitos visuais por práticas abusivas Lorena Bueri

Que o Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) é uma das franquias mais lucrativas da história do cinema, isso ninguém duvida. No entanto, o famoso estúdio tem recebido cada vez mais críticas devido os efeitos visuais mal-acabados de seus filmes e séries. Dessa forma, nesta terça-feira (26), um dos artistas de VFX, em entrevista à Vulture, revelou que o tal resultado criticado pelo público é resultado de práticas abusivas da Marvel Studios para com empresas responsáveis pela criação da computação gráfica das produções. 

O profissional de VFX aponta que a divisão comandada por Kevin Feige costumeiramente encomenda alterações enormes antes do lançamento dos longas-metragens e programas para TV. O artista disse: “Um ou dois meses antes do lançamento, eles pedem para a gente mudar todo o terceiro ato”.


Cena do filme "Viúva Negra". (Foto: Reprodução/GZH)


De acordo com informações do “Omelete”, o artista visual evidenciou que os estúdios de VFX apresentam orçamentos para a Marvel, que sempre vai para o mais baixo. Essa escolha, apesar de mais econômica, acaba fazendo com que os profissionais de computação sejam obrigados a trabalhar horas extras com suas equipes bem reduzidas. O artista entrevistado relata: “Todos os projetos da Marvel tendem a ter menos pessoas do que o necessário. Enquanto eu costumo trabalhar em equipes de dez artistas em filmes de outros estúdios, nos da Marvel são duas pessoas, incluindo eu”. Além disso, o mesmo disse já ter presenciado alguns colegas chorando após trabalharem semanas inteiras sem descanso nas produções da conhecida Casa das Ideias.

Segundo a denúncia, o cenário abusivo criado pela Marvel não trata-se de algo novo. O profissional afirmou que vários de seus colegas que trabalharam nas primeiras produções da marca contaram algumas histórias de produtores pedindo por mudanças nos mínimos detalhes dos longas, porém esses pedidos vinham sem direcionamento para o trabalho ser realizado.

Outro ponto abordado foi o fato de o estúdio ter preferência por diretores com pouca experiência com o CGI (Computação Gráfica). O artista de VFX afirma que isso soma muito ao cenário problemático ao dizer:  “À medida que trabalhamos em um filme, enviamos imagens ainda não-finalizadas que não estão bonitas, mas mostram onde estamos. A Marvel muitas vezes pede que eles sejam entregues com uma qualidade muito maior desde o início do processo e isso leva muito tempo. Eles fazem isso porque seus diretores não sabem como olhar para as imagens iniciais e avaliá-las. Mas é assim que a indústria precisa trabalhar. Você não pode mostrar algo super bonito quando o básico ainda está sendo desenvolvido”

O profissional continuou e disse outro problema é quando estão em pós-produção e não há um diretor de fotografia próximo e, dessa forma, “muitas vezes somos nós bolando as tomadas. Isso causa muita incongruência”, o mesmo coloca como exemplo disso filmes que passaram por problemas similares como “Pantera Negra”. Continuando, ele fala que esse fato acaba por deixar uma aparência caricatural e quebra toda a identidade visual do longa-metragem. “De repente, os personagens estão pulando, fazendo todos esses movimentos malucos como bonecos no espaço. De repente, a câmera está fazendo movimentos que não aconteceram no resto do filme”, afirmou. 


Batalha final de "Pantera Negra". (Foto: Reprodução/Nexus)


No fim da entrevista, o artista deixou claro que o Marvel Studios é um cliente de grande importância para empresas de efeitos visuais e que caso não sigam o esperado pelo estúdio são barradas de futuras produções. “Uma companhia de efeitos visuais não conseguiu terminar o número de tomadas e refilmagens que a Marvel estava pedindo a tempo, então eles deram o trabalho ao meu estúdio. Desde então, essa casa foi efetivamente impedida de obter trabalho da Marvel”, finalizou. 

Para o futuro, a Marvel Studios já anunciou, na Comic-Con de 2022, as produções até a fase 6, finalizando a chamada “Saga do Multiverso”. De acordo com informações do site “Omelete”, estão marcados, respectivamente, para 2 de maio e 7 de novembro de 2025, “Dinastia Kang” e “Guerras Secretas" que irão finalizar a fase 6.

Foto Destaque: Comparação de filamgem antes e depois de aplicada a computação gráfica. Reprodução/Stackumbrella. 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo