Money

Mark Cuban aponta a melhor estratégia entre recomprar ações ou pagar dividendos

Empresário americano com grande conhecimento em mercado de ações, opinou sobre qual é o melhor método para as empresas abertas remunerarem seus investidores.

20 Out 2022 - 20h30 | Atualizado em 20 Out 2022 - 20h30
Mark Cuban aponta a melhor estratégia entre recomprar ações ou pagar dividendos Lorena Bueri

O empresário bilionário Mark Cuban, em seu mais recente comentário sobre o mercado financeiro, publicado na última terça-feira (18), comparou as estratégias adotadas pelas empresas abertas para remunerar os investidores, que são duas: recomprar ações ou pagar os dividendos. No entanto, o último método é o preferido do americano, preterindo a opção de readquirir o capital.


Mark Cuban é dono do Dallas Mavericks, franquia de basquete da NBA. (Foto: Reprodução/ Twitter)


Por mais que a tática de recomprar as ações pareça um bom negócio, Mark Cuban admite preferir o plano dos dividendos, sendo favorável a não vender as ações. "Acho que os dividendos se tornam uma forma melhor de a [empresa] colocar dinheiro nos bolsos de seus acionistas, principalmente os acionistas que se comprometem nela", escreveu o empresário americano.

Vale lembrar, que em ambos os casos a empresa usa as sobras de caixa, podendo reduzir o número de ações em circulação no mercado ou pagando proventos. Sendo assim, desde que não venda os papéis para embolsar a diferença com a valorização, o investidor pode ganhar dinheiro com as duas formas, com cada uma tendo suas vantagens no meio empresarial.


Empreendimentos de Mark Cuban vão de esporte a televisão. (Foto: Reprodução/ Twitter)


Inicialmente, recomprar as ações são um bom negócio para os investidores, pois os preços destes papéis crescem ao reduzir a quantidade deles em circulação. Mesmo existindo a possibilidade das ações serem canceladas, algumas métricas, como o lucro por ação por exemplo, sobem por uma lógica bem simples: quanto em menos fatias se divide um bolo, consequentemente todas essas fatias ficaram maiores.

A estratégia preferida de Mark Cuban, os dividendos, são basicamente proventos distribuídos aos acionistas ou investidores, servindo como remuneração para eles. Porém, o método possibilita também outra forma de rentablidade do investimento ao longo do tempo, pois além de ter a valorização do preço da venda, é capaz de ter uma renda passiva. No entanto, esses dividendos dependem do desempenho do negócio, dos ganhos, da geração de caixa e da estratégia da companhia. 

 

Foto destaque: Mark Cuban prefere o plano referente aos dividendos entre as estratégias para remunerar os investidores. Reprodução/ Twitter.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo