Notícias

Marcelo Rebelo é primeiro chefe de Estado que Lula visita após vencer eleição

A reportagem de Gian Amato para O Globo confirmou que a viagem aconteceu a convite da Presidência portuguesa, que recepcionava o moçambicano Nyusi no mesmo momento em que Lula chegou.

19 Nov 2022 - 08h00 | Atualizado em 19 Nov 2022 - 08h00
Marcelo Rebelo é primeiro chefe de Estado que Lula visita após vencer eleição Lorena Bueri

Lula é tratado como chefe de Estado em Portugal mesmo antes da posse. Lula foi cercado por apoiadores em Lisboa. Mesmo antes de tomar posse, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, já foi tratado como com pompas de líder do Poder Executivo em Portugal. Eles consideraram sua visita uma virada de página na relação com o Brasil.

A ida dele ao país, onde Jair Bolsonaro jamais pisou em quatro anos de mandato, reanimou a ligação histórica entre os países. De acordo com o jornal O Globo, em um intervalo de poucas horas, após se reunir com os presidentes Marcelo Rebelo de Sousa e Filipe Nyusi, de Moçambique, e com o primeiro-ministro António Costa, Lula reposicionou a diplomacia brasileira, mostrando ser possível reaproximar América do Sul e Europa, além de fortalecer a ligação com nações africanas de língua portuguesa.

"É um virar de página. Há muito tempo que não tínhamos um encontro assim. Portugal tinha muitas saudades do Brasil, há muito tempo que não estávamos juntos. E eu, pessoalmente, tinha muitas saudades do presidente Lula", disse Costa antes de jantar com o presidente eleito.



Lula manifestou saudades de Portugal há algum tempo e expôs isso ao presidente português. Ele prometeu voltar outras vezes ao país durante seu mandato. A primeira delas está marcada para o próximo ano, quando entregará o prêmio Camões a Chico Buarque, que Bolsonaro não quis referendar. O músico programou uma temporada de shows no país.

Além do prêmio, Portugal e Brasil voltarão a organizar cúpulas regulares a partir de 2023. Os encontros entre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) voltarão a ocorrer. As cimeiras bilaterais não acontecem há seis anos e são importantes para alinhar decisões políticas e econômicas que causam impacto na vida de brasileiros e portugueses, como as questões burocráticas e problemas envolvendo a crescente emigração do Brasil para Portugal: xenofobia e atraso na regularização da documentação.

"Um dos meus compromissos de campanha é concretizar o acordo do Mercosul com a União Europeia'', lembrou Lula em conversa com António Costa.

Foto Destaque: Reprodução/Ricardo Stuckert Twitter Lula

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo