Notícias

Manifestantes lutam por Lützerath contra a queima de combustíveis fosseis

Pequeno vilarejo no interior da Alemanha virou moradia de manifestantes e ativistas em luta em prol do meio ambiente e contra a queima de minérios de carvão, vilarejo será destruído no processo

12 Jan 2023 - 11h40 | Atualizado em 12 Jan 2023 - 11h40
Manifestantes lutam por Lützerath contra a queima de combustíveis fosseis  Lorena Bueri

Nesta quarta-feira (11), a polícia alemã iniciou a retirada das pessoas que viviam no vilarejo chamado Lützerath. A cidade era um dos principais pontos de protesto e proteção de manifestantes e ativistas em prol da luta pela diminuição da poluição. 

A região é conhecida por se ter uma vasta quantidade de minério de carvão, tendo inclusive, a 200 metros de Lützerath, uma mina de carvão a céu aberto, chamada Garzweiler 2. O intuito é utilizar dessa grande quantidade de minério, para queimar o carvão e assim poder transforma-lo em energia. 


Mina de carvão Garzweiler, no oeste da Alemanha


 A Alemanha vem sofrendo com uma crise de energia, devido ao confronto entre a Rússia e a Ucrânia, e precisa desse minério de carvão para conseguir se manter. Com isso, o governo alemão, acabou fazendo um acordo com a empresa de energia RWE, para que ela cuidasse de todo o processo. 

Antes da Guerra, a Alemanha já tinha afirmado no tratado de Paris, que iria diminuir aos poucos a utilização do carvão mineral, zerando até 2045, e que até 2038, todas as usinas de mineração, seriam fechadas. O problema, é que com a guerra, a situação mudou, e as usinas que seriam fechadas, estão voltando a funcionar normalmente, e a queima de carvão que seria diminuída, vai ter que ser aumentada novamente.  

Ainda assim, a Alemanha argumenta que com o acordo realizado junto a RWE, o tempo do fechamento das usinas diminuiu de 2038 para 2030. 

Já os manifestantes, utilizam do argumento de que antecipar essa eliminação não mudará o fato de que com a utilização do carvão da cidade de Lützerath, a Alemanha ultrapassará suas metas de emissão de CO2, argumento que foi sustentado pelo Instituto Alemão de Pesquisa Econômica (DIW). 

Outro argumento utilizado, é que de acordo com a Claudia Kemfert, diretora do departamento de energia, transportes e meio ambiente do DIW, o vilarejo não precisaria ser destruído para que a Alemanha tivesse o suficiente para o armazenamento de energia, já que as outras áreas já sendo extraídas, atingiriam a quantidade suficiente para o país. 

No entanto, a justiça deu causa favorável a RWE, obrigando a retirada de todos os manifestantes do local, a demolição imediata da cidade. 

Ainda assim, Claudia Kemfert e outros ativistas continuam lutando por Lützerath, um movimento que tem rodado o mundo e despertado simpatia de toda a população mundial. 

A Luisa Neubauer, outra ativista presente no movimento, ainda afirma que “O mundo está olhando para cá porque também estamos lutando por eles. Usamos nossos privilégios, assumimos nossas responsabilidades aqui” 

É bom lembrar, que a Alemanha desmantelou um Parque Eólico que estava em funcionamento desde 2001, para ampliar a mina de carvão Garzweiler.

Foto Destaque: Manifestante amarrado em protesto no fundo, com os policiais parados observando (Reprodução / Instagram Reuters)

VEJA TAMBÉM

Comitê americano dificulta ações da Polícia Federal para coibir perfis envolvidos em milícias digitais  Lorena Bueri

Comitê americano dificulta ações da Polícia Federal para coibir perfis envolvidos em milícias digitais 

O Comitê de Assuntos Judiciários dos Estados Unidos é composto por maioria de parlamentares que são contra solicitações do Ministro Alexandre de Moraes, o que dificulta o trabalho da Polícia Federal
Belo viaja com Thiaguinho após boatos de separação com Gracyanne Lorena Bueri

Belo viaja com Thiaguinho após boatos de separação com Gracyanne

Belo foi visto no aeroporto do Rio nesta quinta feira (18) acompanhado do também cantor Thiaguinho. Segundo sites , o cantor que é casado há 16 anos com Gracyanne Barabosa estaria com o casamento chegando ao fim. Conforme fontes próxima ao casal, ele
Gisele Bündchen fala sobre a força da maternidade em nova campanha de joias Lorena Bueri

Gisele Bündchen fala sobre a força da maternidade em nova campanha de joias

Modelo abre o coração em nova ação de Dia das Mães
Presidente-executivo da Petrobras nega alterações em preços de combustíveis Lorena Bueri

Presidente-executivo da Petrobras nega alterações em preços de combustíveis

O preço do Brent, referência global do petróleo, oscila bastante este mês, quando chegou a atingir a cotação máxima impactado pelas tensões entre Israel e Irã
Atalanta é derrotado por Liverpool, mas se classifica para às semifinais da Liga Europa Lorena Bueri

Atalanta é derrotado por Liverpool, mas se classifica para às semifinais da Liga Europa

Time italiano sofre derrota em segundo jogo pelas quarta de final da Liga Europa, mas se classifica para com placar agregado da primeira partida
Karol G é confirmada para Rock in Rio 2024 no mesmo dia de Katy Perry Lorena Bueri

Karol G é confirmada para Rock in Rio 2024 no mesmo dia de Katy Perry

A cantora se apresenta no "Dia delas", que também terá participação de Iza, Gloria Gaynor, Ivete Sangalo e Cyndi Lauper. A colombiana também já tem show marcado em São Paulo
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo