Bem Estar

Manga: Confira os benefícios da fruta

A fruta da manga contém diversos benefícios para a saúde. Alguns deles são: combate a gastrite, ação antioxidante e melhora do funcionamento do sistema digestivo.

01 Dez 2020 - 20h14 | Atualizado em 01 Dez 2020 - 20h14
Manga: Confira os benefícios da fruta Lorena Bueri

Vem chegando o verão e uma das frutas mais consumidas nessa época do ano é a Manga. Podemos destacar inúmeros benefícios que ela proporciona para a saúde como melhorar o funcionamento do intestino, ação oxidante e prevenir doenças. Seu consumo pode ser feito de diversas maneiras, através de sua forma natural, preparando sucos, doces, geléias, vitaminas, além de ser usada em saladas e temperos.

O recomendável no consumo diário de manga é 1/2 xícara de manga em cubos ou 1/2 unidade de manga pequena. É uma fruta que possui muitas calorias, principalmente as mais maduras, bastante frutose, que é um tipo de açúcar encontrado na fruta, por isso não é recomendada para quem quer perder peso, por exemplo.

 

Leia mais: Confira 6 receitas fitness para a ceia de natal


No Brasil, os tipos mais comuns são: a espada, a manga rosa, a palmer e a tommy (Foto: Reprodução/Freepik)


Principais benefícios da manga para a nossa saúde

Dentre os inúmeros benefícios de seu consumo, o site Tua Saúde listou alguns deles. Confira:

 

. Melhora o funcionamento do sistema digestivo

A manga é uma fruta excelente para melhorar a prisão de ventre pois é muito rica em fibras solúveis que agem absorvendo água do trato digestivo formando um gel que ajuda a regular o intestino. Além disso, a mangiferina presente na manga age como um laxante natural aumentando o movimento do intestino e facilitando a eliminação das fezes.

 

 . Combate a gastrite

A manga possui na sua composição a mangiferina e a benzofenona que tem efeito protetor para o estômago por ter ação antioxidante, reduzindo os danos nas células do estômago, além de diminuir a produção de ácido do estômago e, por isto, pode auxiliar no tratamento da gastrite ou úlcera gástrica.

 

. Ajuda a controlar a glicemia

Alguns estudos mostram que os polifenóis como o ácido gálico, ácido clorogênico e ácido ferúlico podem estimular a produção de insulina e reduzir os níveis de açúcar no sangue e da hemoglobina glicada que é um indicador de diabetes, podendo ser um importante aliado no tratamento do diabetes. 

No entanto, a manga deve ser consumida de forma moderada e em pequenas porções ou pode ser utilizada junto com outros alimentos ricos em fibras.

 

. Tem ação anti inflamatória

A mangiferina, o ácido gálico e a benzofenona presentes na manga têm propriedades anti-inflamatórias sendo muito úteis no tratamento de inflamações do intestino como a colite ulcerativa ou doença de Crohn, por exemplo, pois reduz a produção de substâncias inflamatórias como as prostaglandinas e as citocinas.

 

. Tem ação antioxidante

A vitamina C e os compostos polifenólicos como mangiferina, quercetina, canferol, ácido gálico e ácido cafeico possuem ação antioxidante, combatendo os radicais livres e reduzindo os danos nas células. Assim, a manga ajuda a prevenir e combater doenças associadas ao stress oxidativo causado pelos radicais livres como a aterosclerose, infarto, derrame cerebral, diabetes ou câncer.

 

 . Protege contra doenças cardiovasculares

As fibras solúveis presentes na manga ajudam na redução do colesterol ruim e dos triglicerídeos, que são responsáveis por formar placas de gordura nas artérias, pois diminui a absorção de gorduras provenientes da alimentação. Assim, a manga melhora o funcionamento das artérias e ajuda a evitar infarto, insuficiência cardíaca e derrame cerebral.

 

. Fortalece o sistema imune

A manga é rica em nutrientes como as vitaminas A, B, C, E e K e folato que estimulam a produção de glóbulos brancos que são células de defesa essenciais para prevenir e combater infecções e, por isso, a manga ajuda a fortalecer o sistema imune.

Além disso, a mangiferina estimula as células de defesa do organismo a combater infecções.

 

. Combate a herpes labial

Alguns estudos mostram que a mangiferina presente na manga possui ação contra o vírus da herpes labial por inibir o vírus e impedir que se multiplique, podendo ser um importante aliado no tratamento da herpes labial. Além disso, a mangiferina também pode inibir a multiplicação do vírus do herpes genital.

 

. Melhora a qualidade da pele

A manga tem vitamina C e A que são antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres que causam envelhecimento da pele. A vitamina C também age aumentando a produção de colágeno que é importante para combater a flacidez e as rugas da pele, melhorando a qualidade e o aspecto da pele.

Além disso, a vitamina A protege a pele dos danos provocados pelos raios solares.

 

(Foto Destaque: Manga: Confira os benefícios da fruta. Reprodução/Shutterstock)

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo