Notícias

Mais um garimpo ilegal foi desativado pelo IBAMA nas terras Yanomami

O acampamento tinha pista de pouso, sede administrativa, restaurante e até bingo. Mais de 200 acampamentos semelhantes já foram destruídos pela operação e outras ações do governo Federal

11 Abr 2023 - 13h30 | Atualizado em 11 Abr 2023 - 13h30
Mais um garimpo ilegal foi desativado pelo IBAMA nas terras Yanomami Lorena Bueri

Uma ação do Instituto Brasiliero do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA) desativou mais um garimpo ilegal no território Yanomami. De acordo com reportagem desta segunda-feira (10) do Jornal Nacional, que esteve no local, o acampamento destruído oferecia diversos "benefícios" aos garimpeiros, até mesmo um bingo um já teria acontecido no local.

O acampamento estava localizado na região de Homoxi, onde antes da invasão funcionava um posto de saúde indígena. 


Local utilizado como sede administrativa do garimpo ilegal destruído na ultima semana pelo IBAMA na região de Homoxi. Foto: Reprodução/JN


As fotos denunciam os comodismo e serviços que sustentavam a presença dos criminosos na região: o acampamento tinha pista de pouso, sala de administração, sala exclusiva para “funcionários”, wi-fi, restaurante com cardápio diversos e refeições com horários fixos.


Um bingo no valor de cinco gramas de ouro teria sido realizado no garimpo ilegal de Homoxi - Foto: JN


Um bingo  já teria acontecido no local, sorteando um iPhone 11 e um carro. O valor cobrado era de cinco gramas de ouro. 

Na pista de pouso foi encontrado um avião com a  matrícula adulterada com fita adesiva. A aeronave já havia sido apreendida anteriormente pelo Ibama, num aeródromo dentro de Boa Vista”, segundo um dos agentes.

Todo o acampamento foi destruído pela ação do IBAMA, que faz parte da Operação Yanomami, que já destruiu mais de 200 acampamentos clandestinos à serviço do garimpo ilegal na terra indígena. Além disso, no dia 6 de abril, a Força Aérea Brasileira (FAB) desativou o corredor aéreo, aberto em fevereiro para que os garimpeiros saírem voluntariamente da região. Agora, somente aviões e helicópteros militares ou a serviço de órgãos públicos envolvidos na operação podem sobrevoar a área. 

Desde 20 de janeiro, após o Governo Federal decretar estado de emergência em saúde pública nas Terras Yanomami, diversas ações e operações têm sido deflagradas no território de Roraima e Amazonas para restabelecer a qualidade de vida dos povos que vivem na região, que enfrentaram diversos casos graves de malária e desnutrição, além da perseguição por garimpeiros. O garimpo ilegal nas Terras Yanomami tem sido o responsável por intensificar o desmatamento na reserva e está envolvido com histórico de amenças e assassinato de indígenas e ativitas na reserva.

Foto destaque: Garimpo ilegal na região de Homoxi visto de cima - Foto: JN

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo