Tech

Mais sete capitais brasileiras receberão o sinal 5G, segundo Anatel

Atualmente, quinze capitais brasileiras já contam com a tecnologia do 5G. Quando adicionado no restante, caberá as operadoras oferecerem o serviço para seus clientes.

15 Set 2022 - 20h46 | Atualizado em 15 Set 2022 - 20h46
Mais sete capitais brasileiras receberão o sinal 5G, segundo Anatel Lorena Bueri

Na última quarta-feira (14), foi tomada a decisão por parte da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de ativar o sinal do 5G puro em mais sete capitais do Brasil, a partir da próxima segunda-feira (19). Em reunião, o Gaispi, grupo criado pela Anatel para cuidar da ativação internet 5G, confirmou a resolução.


5G chegará para sete capitais a partir de segunda-feira. (Foto: Reprodução/ Twitter)


As capitais que receberão o novo sinal 5G serão: Maceió (AL), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), São Luís (MA), Boa Vista (RR), Aracaju (SE) e Teresina (PI). Sendo assim, é responsabilidade das operadoras Claro, TIM e Vivo ofertar o serviço aos seus consumidores. Com os novos inseridos, o Brasil completa 22 capitais tendo a tecnologia de internet.

Portanto, ainda resta resta ativar o 5G puro em outras cinco capitais, sendo todas da região norte: Macapá (AP), Manaus (AM), Porto Velho (RO), Belém (PA) e Rio Branco (AC). Vale destacar que, a ativação do serviço ocorrerá gradualmente nas demais cidadas restantes do país até 2029.


5G no Brasil. (Foto: Reprodução/ Twitter)


O grupo criado pela Anatel, o Gaispi, será o responsável pelo serviço do 5G puro na faixa de 3,5 gigahertz (GHz), que oferece a maior estabilidade e velocidade, além do tempo de latência, ou seja, tempo de resposta, ser o menor. De maneira inicial, o planejamento era que até 31 de julho todas as capitais brasileiras deveriam ter o serviço de internet funcionando, mas o histórico recente não ajuda. O prazo já foi prolongado duas vezes pela Agência Nacional de Telecomunicações.

No entanto, é importante ressaltar que, incialmente, o sinal do 5G chegará as capitais do país com restrição para alguns bairros com poucas exceções, já que o edital do leilão acabou determinando uma antena para cada 100 mil habitantes para as operadoras. Mas ao passar dos anos, a tendência é que o número vá crescendo.

 

Foto destaque: Ativação do 5G no Brasil. Reprodução/ Twitter.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo