Casa e Decoração

“Mais que Arquitetura, experiências inesquecíveis” – Otávio Lucas Ternoski

Revelação da Arquitetura, e dono de uma das visões mais independentes da área: Otávio Lucas Ternoski. A entrevista de hoje mostra por que Lucas Ternoski escolheu a Arquitetura e quais os desafios da profissão. Confere ai!

01 Mar 2021 - 19h22 | Atualizado em 01 Mar 2021 - 19h22
“Mais que Arquitetura, experiências inesquecíveis” – Otávio Lucas Ternoski Lorena Bueri

Meu convidado de hoje é esse Paranaense, revelação da Arquitetura, e dono de uma das visões mais independentes da área: Otávio Lucas Ternoski. A entrevista de hoje é com esse jovem da Arquitetura que vai ainda estampar muito à mídia da área.


O arquiteto Otávio Lucas Ternoski (Foto: Reprodução/Jean Carlo Silva Fotografia - @jeancarloph)


Formado em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro de Ensino Superior de Campos Gerais, e especializado em Projetos de Arquitetura pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Otávio compõe a nova geração de Arquitetos Talentosos.

Com diversos Projetos Residenciais e Comerciais, Otávio possui um leque de trabalhos espalhados.

Na entrevista abaixo, nosso convidado, o arquiteto Otávio Lucas Ternoski, mostra algumas vertentes que poucos conhecem de seu trabalho e do seu lado pessoal. Otávio ainda conta quais seus maiores desafios da carreira e dá dicas para aqueles que estão começando no Mundo da Arquitetura.

 

Conte para nós sobre a sua história de vida. Como você era antes da Arquitetura?

Eu tive contato com o curso de Arquitetura no ano de 2011. Mas antes disso gostava de brincar, quando criança, com aqueles castelos de montar. Fui ter o contato com a Arquitetura especifica quando entrei na universidade no ano de 2011. Eu imaginava a Arquitetura de uma forma, mas quando você sai da faculdade é totalmente diferente essa visão. É como se tivesse um pré, um durante e um pós para entender como ela é.


Projeto Arquitetônico Residencial GD (Foto: Reprodução/Acervo pessoal Otávio Lucas Ternoski)


Por que você escolheu a Arquitetura? O que te inspirou a seguir essa carreira?

Antes de escolher Arquitetura, prestei diversos vestibulares para outras áreas, como Direito. Mas não tinha tanta afinidade para a mesma. Comecei a refletir muito sobre a Arquitetura. Achava interessante brincar com as formas, foi o que Deus mandou eu fazer. Decidi dessa forma. O que Deus achava melhor para mim naquele momento. E seguimos até hoje.

 

Quais são as principais características do seu trabalho? Como você definiria o seu estilo?

Cada cliente tem um perfil único, exclusivo e personalizado. Cada um tem gostos diferentes. O que caracteriza o trabalho é esse perfil, para cada trabalho é algo diferente e personalizado, algo exclusivo. Tem gente que gosta mais do Clássico, Contemporâneo ou misturar os estilos.


Projeto Arquitetônico EK. (Foto: Reprodução/Acervo pessoal Otávio Lucas Ternoski)


Quais são os tipos de Arquitetura que você trabalha?

Com a Arquitetura a gente consegue criar sensações, emoções e mudar o mundo através dela, seja uma cor na parede do seu quarto, ela te traz alegria ou tristeza. Para cada perfil devemos fazer a abordagem correta. 

 

Qual é o ponto de partida de um Projeto?

Fazer um briefing, captar muito rápido o que o cliente quer transmitir; a personalização da vida dele. As informações captadas devem ser corretas e importantes com o cliente sobre cada espaço.

 

Você é apaixonado por realizar sonhos?

Sim. O meu slogan, minha frase que utilizo há um bom tempo é: Mais que Arquitetura, Experiências Inesquecíveis. Isso traduz uma experiência profunda que você deve ter com o cliente. Ver o sonho das pessoas se tornando realidade é muito gratificante. É uma paixão por construir.


Projeto Arquitetônico e Interiores SN. (Foto: Reprodução/Acervo pessoal Otávio Lucas Ternoski) 


Quais são os profissionais que te inspiram, seja nas artes, no design?

Vários profissionais como Santiago Calatrava, Oscar Niemeyer, Norman Foster, desde o alto escalão da Arquitetura, como os próximos. A Arquitetura é a inspiração nas artes, no design. Qualquer um em qualquer lugar expondo seus trabalhos se tornam inspiração.

Quando você viaja e conhece as diversas culturas do Mundo, elas acabam te influenciando em seus projetos? Quais países e culturas te chamam mais atenção nesse aspecto?

A viagem é uma porta aberta para um novo conceito. A Arquitetura move as Culturas, move o Mundo. Cada País tendo sua cultura, influencia de alguma forma. Os EUA, por exemplo, chamam atenção cidades como Nova York, onde vemos o Memorial de 11 de setembro e no metrô há uma obra do Santiago Calatrava, que traz emoções ao público.

 

Quais são as grandes tendências do momento?

Tendência acontece todo ano, todo momento. Isso muda muito conforme a época. Nesse momento é a Arquitetura ligada com os leds. Isso está em alta. Hoje temos os perfis lineares, os leds tanto em fachadas quanto em interiores, parece algo futurista e moderno. 


Projeto Arquitetônico RL -  Fachadas com leds. (Foto: Reprodução/Acervo pessoal Otávio Lucas Ternoski)


Qual foi o Projeto mais desafiador da sua carreira? E os mais especiais?

Os mais desafiadores são aqueles que envolvem medicina. São projetos complexos de compreender, conseguir dissolver esses projetos de saúde é muito difícil. Os mais especiais são aqueles que menos achamos que vai nos trazer sensações bacanas; Projetos Simples. Quanto mais simples mais especial.

 

Quais os Projetos que você está trabalhando atualmente? Nos conte um pouco sobre eles.

São muitos Projetos, um recente foi uma Indústria Cervejeira. Muito legal de se trabalhar e compreender as partes e espaços da Indústria. Também há projetos na minha especialização que são Projetos Arquitetônicos, ou seja, vai desde o lugar do quarto de casal até onde irá ficar cada móvel.  Além disso há projetos comerciais, lojas, etc. 


Revista Casa mostra a Clínica Médica, projeto de Otávio Lucas Ternoski (Reprodução/Youtube)


 

Você tem algo especial em sua carreira que gostaria de nos contar?

Algo de especial na minha carreira é sempre o bom relacionamento com meus Clientes. Isso se torna o diferencial. Além de te contratar, você deve ter uma amizade muito boa com o cliente, pois é com ele que novos projetos vêm. Tenho clientes de anos que mandam mensagens perguntando minha opinião. Então o Cliente se torna próximo.

 

Como descreveria o Otavio e seu trabalho?

Muito profissionalismo. Temos que saber separar as coisas do pessoal ao profissional. O Otavio profissional se dedica muito a todos que o procuram. O profissionalismo é fundamental para termos um resultado bem executado.

 


Otávio Lucas Ternoski - revelação da Arquitetura. Foto: Reprodução/Jean Carlo Silva Fotografia (@jeancarloph)


Qual é o seu Maior Sonho?

O maior sonho que temos é de estar satisfeito consigo mesmo. Tanto pessoalmente quanto profissionalmente. Isso é fundamental. Para o Arquiteto o maior sonho é conhecer culturas diferentes, Arquiteturas diferentes ou lugares.

 

Planos para 2021

Como estamos na Pandemia ainda, os planos para esse ano são de muito trabalho. Esse ano vamos tentar superar a Pandemia, voltar a realidade de antes, se possível, pois o Mundo não será mais o mesmo. Mas as Arquiteturas não terminaram, só ganharam mais. As pessoas ficaram em casa e estão querendo dar uma renovada.


 Projeto Arquitetônico ES. (Foto: Reprodução/Acervo pessoal Otávio Lucas Ternoski)


 

Qual a dica você daria para quem está ingressando na carreira?

A dica principal é: você deve ser seguro naquilo que faz, responsável. A Arquitetura move o Mundo, ela cria sensações. Seja profissional no que está fazendo, assim, aos poucos, sua carreira vai alavancar.

 

Entre em contato com Otávio Lucas Ternoski:

otaviolucaster@gmail.com;

+55 (42) 9.9987-9369

Instagram: arqotaviolucasternoski

Facebook: arqotaviolucasternoski

 

 

 

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo