Notícias

Mais pancadas de chuva e calor em quase todo o Brasil

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a frente fria está colaborando com a formação de nuvens carregadas, já influenciando o tempo no sul do Rio Grande do Sul (RS).

12 Abr 2023 - 16h05 | Atualizado em 12 Abr 2023 - 16h05
Mais pancadas de chuva e calor em quase todo o Brasil Lorena Bueri

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), orgão oficial da meteriologia brasileira, afirmou nesta quarta-feira (12) que uma frente fria está avançando sobre o Rio Grande do Sul aumentando as condições para a ocorrência de chuvas.

A frente fria está colaborando com a formação de nuvens carregadas, já influenciando o tempo no sul do Rio Grande do Sul. Está previsto que esta frente fria chegue à costa de São Paulo na quinta-feira (13).

Além disso, o ar quente e úmido que prevalece sobre o Brasil favorece o aumento de nuvens também carregadas sobre o Centro Oeste, Nordeste e Norte do país. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue levando as nuvens de chuva para a costa norte do Brasil.


Animação mostra frente fria chegando no estado do RS. (Reprodução/@Inmet/Twitter)


Previsão do tempo para esta quarta-feira - 12/04/2023

  • Região Sul

A previsão é que ocorra pancadas de chuva à tarde e à noite em quase todo Rio Grande do Sul. Enquanto no Paraná e Santa Catarina, o dia permanece estável e com calor.

  • Região Sudeste

Há previsão de ocorrência de pancadas de chuva em toda a Região Sudeste. No sul e oeste do Espírito Santo, no Vale do Rio Doce e no Vale do Jequitinhonha, o dia é marcado com bastantes nuvens, mas sem chuva. Já no sudoeste e sul de São Paulo e Rio de Janeiro, o sol predomina - menos no sul do estado do RJ. Em outras áreas paulistas e em quase todo o estado de Minas Gerais, pode ocorrer pancadas de chuva e raios à tarde e à noite.

  • Região Centro-Oeste

Dia abafado e com poucos períodos de sol, com algumas pancadas de chuva com raios,especialmente à tarde e à noite, marcam a instabilidade sobre a Região. Contudo na divisa de Minas Gerais com Goiás há possibilidade de chuvas forte a qualquermomento. 

  •  Região Nordeste

O tempo é instável em algumas áreas no litoral sul da Bahia,principalmente após a passagem de uma frente fria na região. Há probabilidades de chuvas com moderada a forte intensidade em  Porto Seguro, Vitória da Conquista e Ilhéus.

Também há instábilidade no Ceará, no Maranhão e Piauí, que segue com pancadas de chuva contínuas e alertas para possíveis chuvas fortes. 

Já no Rio Grande do Norte, Alagoas, Pernambuco, Sergipe, centro-norte da Bahia e Paraíba, o sol é predominante.  

  • Região Norte

Há bastante áreas de instabilidade sobre a região, mantendo altas as condições para chuva. As pancadas de chuva seguem frequentes em todos os estados do Norte com períodos curtos de sol. Para o Tocantins, no Amapá e no nordeste e leste do Pará, é esperado chuva forte

Foto Destaque: Chuvas. Reprodução/Pexels.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo